Finanças
Lula comemora redução de tarifas por Trump e destaca importância do respeito internacional
Presidente afirma que conquistas diplomáticas dependem do respeito mútuo entre as nações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou estar feliz com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar a redução de tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo Lula, avanços como esse só são possíveis quando o Brasil conquista o respeito internacional. "A gente precisa galgar o respeito das pessoas, já que ninguém respeita quem não se respeita", afirmou.
Taxação:
— Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise, ficou nervoso. Eu não costumo tomar decisão quando estou com 39 graus de febre porque posso cometer erros — disse Lula durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
Lula ressaltou ainda que, tanto na política quanto na economia, não existem soluções mágicas. "Tem que se fazer o que é possível, sem pegar ninguém de sobressalto", completou.
Na quinta-feira, Donald Trump anunciou que certos produtos agrícolas brasileiros não serão mais alvo da tarifa adicional de 40%. Entre os itens beneficiados estão carne bovina, tomate, café, banana, açaí, entre outros.
A decisão é resultado de negociações iniciadas após conversas entre Trump e Lula, representando o primeiro avanço significativo do governo brasileiro na tentativa de derrubar o tarifaço sobre exportações para os EUA, que chegava a 50%.
Segundo comunicado divulgado pela Casa Branca, Trump revogou a sobretaxa de 40% imposta em agosto a diversos produtos brasileiros, que havia sido justificada por motivos comerciais e políticos. A medida vinha encarecendo itens básicos como café e carne para os consumidores americanos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados