Finanças
EUA retiram tarifa extra de 40% sobre carne bovina, tomate e café do Brasil
Com suspensão da tarifa de 10% já anunciada por Trump, diversos produtos ficam livres de taxação pelos EUA
Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa adicional de 40% sobre alguns produtos agrícolas importados do Brasil, como carne bovina, tomate, café, banana, açaí e castanha de caju. O comunicado foi feito pelo presidente Donald Trump.
De acordo com a decisão, frutas como tomate e manga terão regime especial, com isenção da tarifa extra em períodos específicos ao longo do ano.
Produtos agora isentos da tarifa adicional:
- Café
- Carne bovina
- Açaí
- Banana
- Castanha de caju
A medida foi definida após encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, e passa a valer para mercadorias embarcadas a partir de 13 de novembro.
No último dia 14, o governo dos EUA já havia retirado a tarifa recíproca de 10% — implementada globalmente em abril deste ano — para produtos agrícolas importados e não produzidos em território americano. Essa decisão beneficiou o agronegócio brasileiro, incluindo café, carne bovina, banana e outros itens.
A taxação adicional de 40%, que se somava à tarifa recíproca e estava em vigor desde agosto, foi inicialmente mantida sob justificativa da Lei de Poderes Econômicos de Emergência, de 1974.
A suspensão da tarifa recíproca por Trump visa reduzir os custos para o consumidor americano, em resposta à derrota nas eleições locais ocorrida no início do mês. A decisão também representa um reconhecimento de que a política tarifária anterior pressionou os preços nos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico