Finanças
Saiba quem é Augusto Lima, sócio de Daniel Vorcaro, preso na operação da Polícia Federal
Empresário baiano criou cartão consignado para servidores públicos e expandiu atuação no setor financeiro
Augusto Lima, empresário baiano de 46 anos, foi preso durante a operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. Sócio de Daniel Vorcaro desde 2019 no Banco Master, Lima iniciou sua trajetória profissional vendendo velas e abadás, mas ingressou no setor financeiro em 2018, após a privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), então responsável pela rede de supermercados Cesta do Povo.
Suspeita de falsificação de carteiras de crédito:
A área financeira da Ebal ficou sob responsabilidade de Lima, que criou o CredCresta, cartão de crédito consignado voltado para servidores públicos e empresas privadas. Esse produto foi incorporado ao Banco Master quando Lima se tornou sócio de Vorcaro, tornando-se um importante braço de negócios da instituição.
Com trânsito entre políticos baianos e em Brasília, Augusto Lima ganhou destaque no cenário nacional. Em janeiro do ano passado, casou-se com Flávia Peres, ex-ministra do governo Bolsonaro, ex-deputada federal e ex-esposa do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Juntos, fundaram a ONG Terra Firme, presidida por Flávia, com o objetivo de combater a pobreza e as desigualdades sociais.
Em 2024, Lima deixou a sociedade no Banco Master e assumiu o controle do banco Voiter, integrante do mesmo grupo. Ele rebatizou a instituição como Pleno e realizou dois aportes de capital que somam R$ 160 milhões.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil