Finanças
Operação da PF prende dono do Banco Master e investiga fraude em carteiras de crédito
Investigações apontam indícios de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações
Nesta quarta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Entre os principais alvos está o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações tiveram início em 2024, a partir de solicitação do Ministério Público Federal. A suspeita é de que uma instituição financeira tenha emitido carteiras de crédito sem garantias reais, comercializando esses papéis com outro banco. Após fiscalização do Banco Central, os títulos teriam sido substituídos por outros ativos, sem avaliação técnica adequada.
A Polícia Federal apura indícios de crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e demais infrações relacionadas.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno