Finanças
Operação da PF prende dono do Banco Master e investiga fraude em carteiras de crédito
Investigações apontam indícios de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações
Nesta quarta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Entre os principais alvos está o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações tiveram início em 2024, a partir de solicitação do Ministério Público Federal. A suspeita é de que uma instituição financeira tenha emitido carteiras de crédito sem garantias reais, comercializando esses papéis com outro banco. Após fiscalização do Banco Central, os títulos teriam sido substituídos por outros ativos, sem avaliação técnica adequada.
A Polícia Federal apura indícios de crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e demais infrações relacionadas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região