Finanças
PF apura fraude em títulos de crédito e prende dono do banco Master
Investigação aponta indícios de crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fabricação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos da ação está o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do banco Master.
Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As diligências ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
De acordo com as investigações, iniciadas em 2024 a partir de um pedido do Ministério Público Federal, há indícios de que uma instituição financeira teria emitido carteiras de crédito sem garantias reais, comercializando esses papéis com outro banco. Após fiscalização do Banco Central, esses títulos teriam sido substituídos por outros ativos, sem avaliação técnica adequada.
A Polícia Federal apura possíveis crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de organização criminosa e outras infrações financeiras.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado