Finanças
CPI do INSS cancela sessão após ausência de depoentes
Colegiado avalia recorrer ao STF e cogita condução coercitiva de ex-coordenador
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS cancelou a sessão prevista para a tarde desta segunda-feira, após estratégias adotadas pelos depoentes para evitar o comparecimento. Estavam agendados os depoimentos do ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, e do empresário Thiago Schettini, ambos citados na Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF), que apura fraudes contra aposentados.
O empresário Thiago Schettini obteve habeas corpus concedido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando sua ausência. Já Jucimar Silva apresentou atestado médico e é alvo de 11 requerimentos de convocação. Antes do depoimento, Silva deveria passar por perícia médica do Senado, mas não compareceu ao exame.
Diante do cenário, a CPI informou que irá recorrer do habeas corpus e deve solicitar a condução coercitiva de Jucimar Silva.
O cancelamento da sessão ocorre poucos dias após a Polícia Federal, na última quinta-feira, prender o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outras oito pessoas em nova fase da Operação Sem Desconto.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região