Finanças

CPI do INSS cancela sessão após ausência de depoentes

Colegiado avalia recorrer ao STF e cogita condução coercitiva de ex-coordenador

Agência O Globo - 17/11/2025
CPI do INSS cancela sessão após ausência de depoentes
- Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS cancelou a sessão prevista para a tarde desta segunda-feira, após estratégias adotadas pelos depoentes para evitar o comparecimento. Estavam agendados os depoimentos do ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, e do empresário Thiago Schettini, ambos citados na Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF), que apura fraudes contra aposentados.

O empresário Thiago Schettini obteve habeas corpus concedido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando sua ausência. Já Jucimar Silva apresentou atestado médico e é alvo de 11 requerimentos de convocação. Antes do depoimento, Silva deveria passar por perícia médica do Senado, mas não compareceu ao exame.

Diante do cenário, a CPI informou que irá recorrer do habeas corpus e deve solicitar a condução coercitiva de Jucimar Silva.

O cancelamento da sessão ocorre poucos dias após a Polícia Federal, na última quinta-feira, prender o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outras oito pessoas em nova fase da Operação Sem Desconto.