Finanças
Bessent espera acordo entre EUA e China sobre terras-raras até o Dia de Ação de Graças
Feriado americano é celebrado em 27 de novembro; entendimento deve ser fechado após encontro entre Trump e Xi na Coreia do Sul
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou neste domingo que espera a conclusão do acordo entre EUA e China sobre terras-raras até o Dia de Ação de Graças, celebrado em 27 de novembro.
Durante participação no programa Sunday Morning Futures, da Fox News, Bessent declarou: "Estou confiante de que, após nossa reunião, a China honrará seus acordos".
O secretário também rebateu reportagem recente do The Wall Street Journal, que apontava planos de autoridades chinesas para restringir o acesso de empresas americanas ligadas ao setor militar aos minerais estratégicos.
A data mencionada por Bessent coincide com o prazo estabelecido para a suspensão da proibição de exportações de três metais raros da China para os Estados Unidos, conforme anunciado pelo governo chinês em 9 de novembro.
As restrições, implementadas em dezembro de 2024, afetavam produtos de "uso duplo" — ou seja, com aplicações civis e militares. Agora, o envio de gálio, antimônio e germânio está liberado.
Os metais de terras-raras são essenciais para a fabricação de uma ampla gama de produtos civis e militares, incluindo caças, semicondutores e automóveis.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região