Finanças
Bessent espera acordo entre EUA e China sobre terras-raras até o Dia de Ação de Graças
Feriado americano é celebrado em 27 de novembro; entendimento deve ser fechado após encontro entre Trump e Xi na Coreia do Sul
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou neste domingo que espera a conclusão do acordo entre EUA e China sobre terras-raras até o Dia de Ação de Graças, celebrado em 27 de novembro.
Durante participação no programa Sunday Morning Futures, da Fox News, Bessent declarou: "Estou confiante de que, após nossa reunião, a China honrará seus acordos".
O secretário também rebateu reportagem recente do The Wall Street Journal, que apontava planos de autoridades chinesas para restringir o acesso de empresas americanas ligadas ao setor militar aos minerais estratégicos.
A data mencionada por Bessent coincide com o prazo estabelecido para a suspensão da proibição de exportações de três metais raros da China para os Estados Unidos, conforme anunciado pelo governo chinês em 9 de novembro.
As restrições, implementadas em dezembro de 2024, afetavam produtos de "uso duplo" — ou seja, com aplicações civis e militares. Agora, o envio de gálio, antimônio e germânio está liberado.
Os metais de terras-raras são essenciais para a fabricação de uma ampla gama de produtos civis e militares, incluindo caças, semicondutores e automóveis.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"