Finanças
Trump descarta novas reduções tarifárias após aliviar imposto sobre produtos brasileiros
Presidente dos EUA anuncia fim das tarifas recíprocas de 10% sobre o Brasil, mas mantém sobretaxa de 40% para produtos agrícolas brasileiros
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que não vê necessidade de novas reduções tarifárias, após eliminar as tarifas recíprocas de 10% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, a medida já deve contribuir para a queda dos preços dos alimentos, como o café, no mercado americano.
"Não acho que será necessário (novas reduções em tarifas). Nós apenas relembramos um pequeno recuo quando alguns alimentos, como o café, por exemplo, estavam com os preços um pouco altos. Agora, eles vão ficar mais baixos em um período muito curto", declarou Trump, ao ser questionado por um repórter durante voo a bordo do Air Force One, entre Washington e a Flórida, onde acontecerá o fim de semana.
A decisão de eliminar a tarifa recíproca de 10% foi anunciada ontem e abrange carne bovina, tomate, café, banana, açaí e outros produtos agrícolas brasileiros. No entanto, os produtos seguem sujeitos a uma sobretaxa de 40%, imposta em julho, o que mantém a carga tributária total em 50% para exportadores do Brasil.
A Casa Branca justificou a medida como uma tentativa de aliviar os custos para o consumidor americano, especialmente após a derrota do governo nas eleições locais no início do mês. O gesto também representa um reconhecimento indireto de que a política tarifária de Trump contribuiu para o aumento dos preços nos Estados Unidos.
De acordo com um funcionário do governo americano, que falou sob condição de anonimato, os produtos agrícolas brasileiros listados no decreto continuarão oferecendo uma tarifa adicional de 40%.
Em comunicado divulgado no site oficial da Casa Branca, o governo destacou que a decisão foi motivada pelo “progresso significativo” em acordos bilaterais, que, segundo o texto, “tiveram e continuarão a ter amplos impactos na produção nacional e na economia como um todo, incluindo acesso aprimorado a mercados para nossos exportadores agrícolas”.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região