Finanças
Emissão do ISS na Prefeitura do Rio terá novo sistema a partir de 2026
A partir de janeiro de 2026, emissão será feita exclusivamente pelo site gov.br, deixando de lado o sistema da Nota Carioca.
A partir de 1º de janeiro de 2026, os contribuintes do ISS estabelecidos no município do Rio de Janeiro deverão emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) exclusivamente pelo padrão nacional, conforme informou a Secretaria Municipal de Fazenda. Com a mudança, será necessário acessar o site gov.br, deixando de utilizar o sistema da Nota Carioca.
A alteração, que passa a ser obrigatória, decorre da Reforma Tributária e tem como objetivo simplificar processos, padronizar procedimentos e reduzir custos de conformidade. As empresas que hoje utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão realizar, até o final deste ano, todas as adequações necessárias para operar com o emissor nacional. Os Microempreendedores Individuais (MEI) já utilizam o Emissor Nacional desde 2023.
O sistema da Nota Carioca permanecerá disponível apenas para consulta, inclusão, cancelamento e substituição de notas referentes a competências até dezembro de 2025. É importante ressaltar que os créditos gerados pela Nota Carioca até dezembro de 2025 seguirão válidos no sistema até 30 de setembro de 2027.
Durante o período de transição, a Prefeitura do Rio oferecerá suporte adicional pelo e-mail [email protected] para esclarecer dúvidas. Os contribuintes também podem acessar o site oficial, onde estão disponíveis manuais, orientações sobre a transição e acesso ao ambiente de testes.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil