Finanças
Segurado do INSS já pode autorizar representante para consultas digitais por procuração eletrônica
Novo sistema está disponível no aplicativo Meu INSS e permite que trabalhadores, aposentados ou pensionistas autorizem representantes sem compartilhar a senha da conta Gov.br.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou um novo sistema de procuração eletrônica no aplicativo Meu INSS. Agora, segurados podem autorizar um representante a consultar serviços digitais sem a necessidade de compartilhar a senha da conta Gov.br ou comparecer presencialmente a uma agência da Previdência Social. Todo o processo é realizado de forma digital, pelo site ou aplicativo.
A procuração eletrônica só poderá ser utilizada na plataforma Meu INSS. Ao cadastrar a procuração, o segurado deve indicar quais serviços o representante poderá acessar e definir o período de validade do documento digital.
Segundo o INSS, a procuração eletrônica não terá validade se for impressa ou compartilhada como documento físico. O segurado pode revogar a autorização a qualquer momento por meio da conta Gov.br, desde que seja de nível prata ou ouro.
A nova funcionalidade foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“A conta Gov.br é tão importante quanto a conta bancária das pessoas e a senha não deve ser compartilhada nunca. Com essa novidade, ninguém vai precisar mais ficar anotando senha para outras pessoas, mesmo que sejam de confiança”, destacou a secretária-adjunta de Governo Digital do MGI, Luanna Roncaratti.
A senha da conta Gov.br é pessoal e intransferível. “Compartilhar essa senha é como entregar a chave da sua vida digital. Com a procuração eletrônica, o INSS e o Ministério da Gestão oferecem uma solução segura e moderna para que o cidadão possa autorizar outra pessoa sem abrir mão da sua privacidade e segurança”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr.
Serviços disponíveis no momento:
- Consultas de documentos e de serviços on-line
- Consultas de pedidos e de benefícios
Requisitos para uso:
Para utilizar a procuração eletrônica, é necessário ter uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Conta nível prata: obtida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou pela validação dos dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Conta nível ouro: exige reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região