Finanças
Greve de pilotos no Chile leva Latam a suspender 173 voos e impacta 20 mil passageiros
Suspensões valem para partidas até 17 de novembro; profissionais reivindicam retomada dos salários anteriores à pandemia
A Latam suspendeu 173 voos programados até a próxima segunda-feira (17) devido à greve deflagrada por um sindicato de pilotos da companhia no Chile, em campanha por reajuste salarial. A paralisação deve afetar cerca de 20 mil passageiros.
Segundo a Latam, quase todos os passageiros impactados terão uma solução de voo dentro de uma janela de 24 horas. Para os que não forem atendidos pelo novo cronograma, a empresa permite a alteração de data ou voo sem cobrança adicional, além da opção de reembolso integral do valor do bilhete.
A maior parte dos cancelamentos atinge voos domésticos dentro do Chile, conforme informou uma fonte próxima às negociações à agência AFP.
Reivindicação salarial
A greve teve início na última quarta-feira, após aprovação em assembleia do Sindicato de Pilotos da Latam (SPL). Os profissionais reivindicam a retomada dos salários praticados antes da pandemia de Covid-19, período em que houve redução salarial para manter as operações diante da crise global na aviação.
O sindicato representa cerca de 500 dos 900 pilotos da companhia. Maior aérea da América do Sul, a Latam conta com uma frota de mais de 350 aviões e 39 mil funcionários.
A empresa informou que as medidas adotadas seguirão em vigor enquanto durar a paralisação dos pilotos.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido