Finanças

Banco Central lançará ferramenta para bloquear abertura de chaves Pix em nome de terceiros

Novo sistema seguirá modelo de bloqueio para abertura de contas bancárias e visa coibir fraudes

Agência O Globo - 10/11/2025
Banco Central lançará ferramenta para bloquear abertura de chaves Pix em nome de terceiros
- Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de chaves Pix em seu nome, reforçando a segurança contra fraudes.

A iniciativa foi detalhada pelo chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo, durante uma live promovida pela Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) no último dia 5.

Segundo Lobo, a funcionalidade será semelhante ao serviço previsto para dezembro, que possibilitará bloquear a abertura de novas contas bancárias no nome do cidadão. “No Registrato [sistema do BC], no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volta no Registrato, aperta o botão e não permite abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave Pix também em breve”, explicou.

A ferramenta de bloqueio para chaves Pix ainda está em fase de estudos preliminares e não possui data definida para lançamento. O objetivo principal é reduzir o número de golpes, dificultando a criação de chaves Pix fraudulentas.

Já no caso das contas bancárias, o bloqueio poderá ser solicitado por meio do sistema Registrato, onde o usuário também pode consultar empréstimos, contas bancárias, chaves Pix cadastradas e outros vínculos financeiros.

A proposta determina que o cidadão possa acessar o Registrato e sinalizar que não autoriza a abertura de novas contas em seu nome. Dessa forma, bancos e instituições financeiras serão obrigados a consultar essa informação antes de permitir a abertura de contas ou chaves Pix, evitando o uso indevido dos dados pessoais sem consentimento.