Finanças

Black Friday: 89% dos consumidores priorizam produtos do dia a dia, aponta pesquisa

Estudo do Instituto QualiBest revela que frete grátis lidera o interesse dos consumidores durante o evento

Agência O Globo - 10/11/2025
Black Friday: 89% dos consumidores priorizam produtos do dia a dia, aponta pesquisa
- Foto: Reprodução

Embora eletrodomésticos, celulares e tablets sejam tradicionalmente vistos como os itens mais vantajosos na Black Friday, uma pesquisa do Instituto QualiBest mostra que os produtos de uso cotidiano — como itens de higiene pessoal e beleza, vestuário, calçados, acessórios e alimentos básicos — lideram a intenção de compra de 89% dos consumidores para a edição de 2025.

O levantamento aponta ainda que, para 59% dos entrevistados, o frete grátis é a ação promocional mais atrativa, especialmente entre as mulheres (62%). Em seguida, aparece o desconto direto (43%), uma preferência mais expressiva entre os homens (48%).

Segundo a pesquisa, o potencial de compra na Black Friday deste ano pode alcançar 91% da população brasileira conectada à internet. Entre os internautas, 95% dizem prestar atenção às ofertas e promoções da data, sendo que a maioria se declara muito atenta (56%), com destaque para as mulheres (61%) e para quem já teve experiência de compra no evento (63%).

Na percepção dos consumidores, as principais vantagens da Black Friday são a possibilidade de adquirir produtos de maior valor (59%) e de aproveitar boas oportunidades em itens de preço mais acessível (66%). O evento também é bem avaliado pela qualidade dos produtos (80%) e pela comunicação das ofertas (79%).

Por outro lado, as maiores insatisfações estão relacionadas à rápida indisponibilidade das ofertas desejadas (28%) e ao valor elevado do frete, que muitas vezes anula o desconto obtido (27%). Além disso, os consumidores demonstram postura mais crítica quanto à confiabilidade das promoções (66%) e à clareza das informações (64%).

Hábitos de segurança

Para garantir segurança e confiabilidade nas compras, o público adota práticas específicas. Os critérios mais valorizados são a verificação da credibilidade do site e a comparação de preços, ambos citados por 46% dos participantes.

A pesquisa de preços é quase unânime entre os interessados na Black Friday 2025 (94%), sendo que 58% pretendem pesquisar antes do evento. Nesse contexto, as redes sociais se consolidam como principal fonte de informação sobre as ofertas (43%).

Os consumidores também demonstram abertura para novas marcas: 90% daqueles que pretendem participar da Black Friday estão dispostos a experimentar produtos de empresas desconhecidas, desde que a promoção seja considerada imperdível. Ainda assim, a maioria afirma que irá avaliar a reputação da marca antes de finalizar a compra.

Quanto aos canais de compra, quase metade dos entrevistados acredita que tanto o ambiente on-line quanto o presencial oferecem oportunidades vantajosas na mesma proporção. A intenção de compra neste ano se concentra nas lojas físicas (62%), nos sites de varejistas (54%) e nos aplicativos de lojas (52%).