Finanças
Aneel propõe migração automática de 2,5 milhões de consumidores para tarifa branca em 2026
Modalidade prevê preço da energia variável conforme o horário, mais caro no pico e mais barato no restante do dia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou estudos para ampliar a aplicação da tarifa branca a cerca de 2,5 milhões de consumidores de baixa tensão, incluindo grandes residências, comércios e pequenos serviços. Nesta modalidade, o preço da energia elétrica varia conforme a oferta e a demanda, sendo mais elevado nos horários de pico e mais acessível nos demais períodos do dia. As mudanças propostas ainda dependem de aprovação.
De acordo com nota técnica divulgada nesta quinta-feira (6), a Aneel sugere a migração automática para a tarifa branca a partir de 2026 para os maiores consumidores de baixa tensão — unidades que consomem acima de 1.000 kWh por mês, como indústrias, comércios, serviços públicos conectados à baixa tensão e grandes residências.
Atualmente, esse grupo já pode optar pela tarifa branca, mas apenas 0,1% das 75 milhões de unidades consumidoras habilitadas aderiram à modalidade. A proposta da Aneel é que esses 2,5 milhões de consumidores passem a integrar a tarifa branca automaticamente, sem necessidade de manifestação individual.
Segundo a agência, a medida pretende estimular o uso mais eficiente da energia elétrica, especialmente diante do crescimento das fontes renováveis e intermitentes na matriz energética brasileira.
Na tarifa convencional, o consumidor paga o mesmo valor pelo quilowatt-hora em qualquer horário do dia. Já na tarifa branca, são aplicados três valores distintos, conforme o horário de consumo:
• Tarifa mais cara: durante o horário de pico (aproximadamente das 18h às 21h);
• Tarifa intermediária: nos períodos de transição dos horários de pico (aproximadamente das 17h às 18h e das 21h às 22h);
• Tarifa mais barata: nos horários de menor consumo (demais períodos do dia).
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados