Finanças

Em crise financeira, Correios promovem primeira troca de diretores sob nova gestão

A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração dos Correios nesta terça-feira

Agência O Globo - 06/11/2025
Em crise financeira, Correios promovem primeira troca de diretores sob nova gestão
Correios - Foto: Reprodução

Os Correios realizaram a primeira mudança em sua diretoria desde a posse do novo presidente, Emmanoel Schmidt Rondon, encarregado de liderar a reestruturação da estatal diante da maior crise financeira de sua história. O afastamento de executivos ligados à gestão anterior, de Fabiano Silva, é considerado estratégico para o avanço das negociações em torno do empréstimo de R$ 20 bilhões que a empresa busca junto a bancos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Deixaram a companhia Juliana Picoli Agatte, que respondia pela área de Governança e Estratégia; Getúlio Marques Ferreira, responsável pela Gestão de Pessoas; e Sérgio Kennedy Soares Freitas, então diretor de Operações.

O afastamento foi deliberado em reunião do Conselho de Administração dos Correios nesta terça-feira.

Na quarta-feira, os ex-diretores se despediram das equipes. No site institucional, já figuram os nomes de dois novos diretores: Luiz Cláudio Ligabue, em Governança e Estratégia, e José Marcos Gomes, que foi superintendente dos Correios em São Paulo durante o governo Jair Bolsonaro, assumindo Operações.

A diretoria de Gestão de Pessoas deve ser ocupada por Natália Teles da Mota, atual diretora-executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), embora o cargo permaneça vago no portal da empresa até o momento.

O governo aposta em uma gestão mais profissional para os Correios, que enfrentam uma crise financeira sem precedentes. No primeiro semestre, a estatal registrou prejuízo de R$ 4,3 bilhões. A expectativa é concluir a operação de crédito até a primeira quinzena deste mês, para que a empresa possa honrar compromissos financeiros urgentes.

As mudanças foram confirmadas em nota oficial dos Correios. “Todos foram escolhidos com base em experiência comprovada e alinhamento aos princípios de governança e transparência que orientam a atual administração”, afirma o comunicado. “Com diferentes trajetórias e ampla vivência em instituições públicas e privadas, a nova composição da diretoria representa os valores que orientam o novo rumo da empresa e o avanço das ações de reestruturação em curso”.