Finanças
Light busca renovação de concessão no Rio; Aneel avalia pedido
Diretor Gentil Nogueira sinaliza voto favorável à prorrogação do contrato
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa nesta terça-feira (4) o pedido da Light para renovar, por mais 30 anos, a concessão de distribuição de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A solicitação foi protocolada pela empresa em 2 de junho de 2023.
Cabe à Aneel recomendar ou não a renovação, mas a decisão final será do Ministério de Minas e Energia. O diretor-relator do processo, Gentil Nogueira, já indicou que votará a favor do pleito da Light.
Segundo o voto do relator, as áreas técnicas da agência não identificaram impedimentos à renovação. A distribuidora cumpriu os critérios referentes à eficiência na continuidade do fornecimento e à gestão econômico-financeira, além de ter apresentado toda a documentação comprobatória de regularidade fiscal, trabalhista e setorial, bem como de qualificação jurídica, econômico-financeira e técnica.
Critérios
Para que a concessão seja renovada, uma série de critérios precisa ser atendida. Um dos principais é a continuidade do fornecimento de energia, ou seja, a ausência de falhas recorrentes. Conforme as regras, caracteriza-se descumprimento do serviço adequado quando, nos cinco anos anteriores à renovação, não forem atendidos os limites anuais globais dos indicadores de frequência e duração de interrupções, isoladamente ou em conjunto, por três anos consecutivos. De acordo com o relatório, a Light atende a esses requisitos.
Outro critério avaliado é a gestão econômico-financeira. Embora a área técnica da Aneel tenha apontado um histórico de dificuldades nesse aspecto, entre 2018 e 2020 a empresa adotou medidas consideradas suficientes para atender às exigências do regulador, conforme destacado no voto do relator.
Se a renovação for aprovada pelos demais diretores da Aneel, o processo seguirá para decisão final do Ministério de Minas e Energia.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público