Finanças
Câmara não vai aceitar cobrança de companhias aéreas por bagagem de mão, diz Hugo Motta
Em publicação nas redes sociais, ele disse ainda que pautará a urgência de um projeto que garante o direito à mala de mão sem cobrança adicional
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que a Casa não aceitará que as companhias aéreas cobrem pela bagagem de mão, classificando essa possibilidade como “abuso”. Em publicação nas redes sociais, ele disse ainda que pautará a urgência de um projeto de lei garante o direito à mala de mão sem cobrança adicional.
"Um recado às companhias aéreas que querem cobrar até pela mala de mão nas viagens. A Câmara não vai aceitar esse abuso. Vou pautar a urgência do Projeto de Lei 5041/25, do deputado Da Vitoria (PP-ES), que garante o direito do passageiro de levar consigo uma mala de mão e um item pessoal sem cobrança adicional. O consumidor vem em primeiro lugar", escreveu em suas redes sociais.
O projeto assegura ao passageiro aéreo o direito de levar, sem custo extra, uma bagagem de mão e um item pessoal — como bolsa, mochila ou pasta —, desde que respeitados os limites de peso e tamanho definidos pela Anac. A proposta vale tanto para voos domésticos quanto internacionais operados por companhias aéreas nacionais ou estrangeiras, quando parte da viagem ocorrer em território brasileiro.
"Ficam as companhias aéreas proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem o direito do passageiro de levar gratuitamente a bagagem de mão prevista no artigo anterior, ressalvados os casos em que a bagagem exceda o peso ou as dimensões permitidas pela Anac, hipótese em que poderá ser exigido o despacho mediante cobrança proporcional ao excesso", diz o projeto.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público