Finanças
João Fukunaga renuncia a presidência da Previ
Executivo assume diretoria na EloPar. Entidade sofreu desgaste após auditoria do TCU

O presidente da Previ, João Luiz Fukunaga, apresentou nesta sexta-feira sua renúncia ao cargo ao Conselho Deliberativo do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que é a maior entidade fechada de previdência do país.
A renúncia ocorre após meses de desgastes, que se acentuaram em abril, quando a Previ se tornou alvo de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) após o Plano 1, o maior da entidade, registrar um déficit de R$ 17,4 bilhões em 2024. O resultado negativo veio após um superávit de R$ 9,8 bilhões em 2023 e já foi revertido no exercício de 2025.
Na ocasião, a Previ atribuiu o déficit à desvalorização de ativos no mercado financeiro. Não se trata de prejuízo, nem significou que os fundos da Previ ficaram sem recursos para honrar aposentadorias e pensões. Déficits, em fundações de previdência, dizem respeito ao “equilíbrio técnico”, cálculo que considera estimativas de gastos futuros com benefícios, além do valor e do retorno dos investimento.
Segundo comunicado da Previ, Fukunaga vai deixar o cargo após ser convidado a assumir a diretoria de Relações Governamentais e ASG da EloPar, holding criada em 2015 para apoiar o crescimento das empresas do grupo.
No lugar de Fukunaga, o Banco do Brasil, patrocinador da entidade, indicou Márcio Chiumento, atual diretor de Participações, para assumir a presidência da Previ.
Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2000, Chiumento é graduado em Direito, mestre em Gestão e Inovação, e possui MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Com a chegada de Márcio Chiumento à presidência, Adriana Chagastelles assume a Diretoria de Participações. Funcionária de carreira do Banco do Brasil e associada do Plano 1, Chagastelles atua na Previ há quase três décadas e é a primeira mulher indicada pelo Banco para um cargo de direção na entidade — e também a primeira colaboradora da Previ a alcançar essa posição por indicação do patrocinador.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF