Geral
Túmulo decorado com pinturas e inscrições do Novo Reino é descoberto no Egito
Descoberta ocorreu na margem oeste de Luxor
Uma missão arqueológica holandesa descobriu um túmulo decorado pertencente a um homem chamado Paser na área do baixo Sheikh Abd el-Qurna, na margem oeste de Luxor, de acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.
A decoração pintada e o estilo artístico sugerem que o túmulo provavelmente data do período Ramessida, embora os pesquisadores ainda não tenham anunciado um dado mais preciso, informa Arkeonews.
As inscrições preservadas dentro do túmulo registraram o nome Paser. Partes das pinturas de parede permaneceram cobertas por uma fina camada de poeira, mas cenas visíveis mostram-no venerando pessoas representadas dentro de santuários.

Outra composição retrata Paser e sua esposa sentados ou em pé diante de uma mesa de oferendas. A documentação adicional pode revelar seus cargos, ocupação e posição dentro da sociedade do Novo Reino.
O Novo Reino, datado convencionalmente entre 1550 e 1070 aC, foi um dos períodos mais poderosos do Egito antigo.
O período Ramessida formou a fase final do Novo Reino e englobou as 19ª e 20ª dinastias, começando por volta de 1292 aC Ele leva seu nome da sucessão de governantes chamados Ramsés, incluindo Ramsés II e Ramsés III.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió
-
5EMANCIPAÇÃO
Mais uma atração é confirmada para o Festival de Inverno de Palmeira dos Índios; show de Rey Vaqueiro custará R$ 495 mil