Esportes

Brasil vence Haiti por 3 a 0 e assume liderança do Grupo C da Copa

Matheus Cunha e Vini Jr. fizeram os gols do triunfo da seleção

Redação ANSA 20/06/2026
Brasil vence Haiti por 3 a 0 e assume liderança do Grupo C da Copa
Matheus Cunha e Vini Jr. fizeram os gols do triunfo da seleção - Foto: ANSA

Após empatar com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo de 2026, o Brasil conquistou sua primeira vitória no torneio ao derrotar o Haiti por 3 a 0 nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, em partida válida pela segunda rodada do Grupo C.

Com o resultado, a pentacampeã assumiu a liderança da chave.

Diante de um adversário tecnicamente inferior aos marroquinos, a equipe comandada por Carlo Ancelotti dominou as ações desde os primeiros minutos. Aos 11, Bruno Guimarães encontrou Raphinha em boa condição para marcar, mas o gol foi anulado por impedimento.

Pouco depois, a torcida brasileira voltou a comemorar, desta vez de forma definitiva. Após recuperar a posse de bola no meio-campo, Vinicius Júnior invadiu a área e finalizou para a defesa de Johny Placide. No rebote, Matheus Cunha empurrou para as redes e abriu o placar. A bola ainda desviou no zagueiro Hannes Delcroix antes de entrar.

O primeiro gol deu ainda mais confiança ao Brasil, que manteve a pressão e ampliou a vantagem antes do intervalo. Aos 35 minutos, Matheus Cunha recebeu um passe preciso de Vini Jr. e finalizou com força para marcar seu segundo gol na partida.

Nem tudo, porém, foi motivo de comemoração. Pouco depois do segundo gol, Raphinha sentiu um problema físico e precisou ser substituído por Rayan. Durante o atendimento médico, o atacante do Barcelona demonstrou preocupação ao conversar com Rodrigo Lasmar, médico da seleção.

Ainda no primeiro tempo, Lucas Paquetá lançou Vinicius Júnior em profundidade. O camisa 7 tocou com categoria na saída de Placide e anotou o terceiro gol brasileiro.

Com a vantagem construída, o Brasil diminuiu o ritmo na etapa final e passou a administrar o resultado. Mesmo assim, o Haiti criou sua melhor oportunidade na partida. Após cobrança de escanteio de Jean-Ricner Bellegarde, Ricardo Adé cabeceou com perigo e exigiu grande defesa de Alisson. No rebote, Jean-Kévin Duverne tentou completar para o gol, mas Danilo salvou em cima da linha.

Na metade do segundo tempo, Carlo Ancelotti atendeu aos pedidos da torcida e promoveu a entrada de Endrick. O jovem atacante chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.

Com a vitória, o Brasil chegou aos quatro pontos, mesma pontuação do Marrocos, mas assumiu a liderança do Grupo C pelo saldo de gols. A Escócia aparece na terceira posição, com três pontos, enquanto o Haiti segue na lanterna, sem pontuar.

O próximo compromisso da Seleção será na quarta-feira (24), em Miami, contra a Escócia. No mesmo dia, o Haiti enfrentará o Marrocos pela última rodada da fase de grupos.

Ancelotti elogia desempenho do Brasil


Carletto destacou que a seleção teve um desempenho melhor nos primeiros 45 minutos da partida, mas disse que a Amarelinha fez uma boa partida na Filadélfia.

"O time jogou melhor no primeiro tempo, com mais densidade no jogo. Nós melhoramos, mas ainda temos que melhorar. Marcamos cinco gols, infelizmente dois foram anulados, mas a equipe jogou bem", disse Ancelotti em entrevista à Globo.