Esportes
Ministro descarta participação de Irã em Copa do Mundo, diz mídia
Competição será disputada nos EUA, México e Canadá a partir de 11 de junho
O governo do Irã descartou a participação da seleção de seu país na Copa do Mundo de 2026, que acontecerá conjuntamente nos Estados Unidos, México e Canadá, informou o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) nesta quarta-feira (11).
A declaração feita pelo ministro dos Esportes do Irã, Ahmad Donjamali, durante uma transmissão televisiva foi reportada em um artigo sobre a posição do presidente dos EUA, Donald Trump, que assegurou que a seleção iraniana é "bem-vinda" na competição.
"Desde que este governo corrupto assassinou nosso líder, não temos intenção de participar da Copa do Mundo", afirmou Donjamali, criticando o que chamou de "medidas malignas tomadas contra o Irã".
O ministro acrescentou ainda que o país atravessa um período de forte tensão.
"Duas guerras nos foram impostas em oito ou nove meses, e vários milhares de nossos cidadãos foram mortos", declarou.
Segundo Donjamali, não existe "absolutamente nenhuma chance" de o Irã participar do Mundial, cuja abertura está marcada para o próximo dia 11 de junho.
Mais cedo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que se reuniu com Trump em Washington e recebeu dele a garantia de que a "seleção do Irã é bem-vinda" para disputar a Copa do Mundo de 2026, apesar das tensões no Oriente Médio.
A participação do Irã na competição vinha sendo colocada em dúvida diante do agravamento da crise no Oriente Médio, especialmente após bombardeios realizados por forças dos Estados Unidos e de Israel contra alvos iranianos. Entretanto Infantino ressaltou que o futebol pode desempenhar um papel de aproximação em tempos de tensão internacional.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton