Esportes

Snowboarder Michela Moioli fatura 18ª medalha da Itália em Milão-Cortina

Resultado deixa o país a um passo de igualar meta para os Jogos de 2026

Redação ANSA 13/02/2026
Snowboarder Michela Moioli fatura 18ª medalha da Itália em Milão-Cortina
Michela Moioli agora tem 3 medalhas olímpicas - Foto: © ANSA/AFP

A snowboarder Michela Moioli conquistou nesta sexta-feira (13) a 18ª medalha da Itália nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, ao faturar o bronze no snowboard cross, deixando seu país a um passo de alcançar a meta fixada para os Jogos de 2026.

Nessa disciplina, as atletas descem simultaneamente uma pista com saltos, rampas e curvas fechadas, e quem cruzar a linha de chegada primeiro ganha.

Após ter largado atrás na disputa entre as quatro finalistas, Moioli, campeã olímpica dessa prova em PyeongChang 2018, recuperou terreno no trecho mais sinuoso do circuito em Livigno e terminou em terceiro lugar.

A australiana Josie Baff ficou com o ouro, e a tcheca Eva Adamczyková, vencedora nessa disciplina em Sochi 2014, conquistou a medalha de prata. Já a suíça Noemie Wiedmer encerrou na quarta posição e ficou fora do pódio.

Chegada da prova do snowboard cross em Livigno

Essa é a terceira medalha olímpica de Moioli, que, além do ouro em PyeongChang, faturou a prata no snowboard cross por equipes em Pequim 2022.

Com o resultado, a Itália fica a um passo de alcançar a meta de 19 medalhas fixada por seu comitê olímpico (Coni) e a dois pódios de igualar o recorde de 20 (sete ouros, cinco pratas e oito bronzes) obtido em Lillehammer 1994.

O time azzurro soma 18 medalhas em Milão-Cortina, com seis ouros, três pratas e nove bronzes, faltando ainda mais de uma semana de competições.

O país é o segundo colocado no quadro geral das Olimpíadas de 2026, atrás da Noruega, que tem 16 pódios, porém leva vantagem por ter oito euros.