Esportes
Lenda do gelo, Fontana conquista 13ª medalha olímpica e reforça legado
Patinadora faturou prata e igualou recorde do esgrimista Mangiarotti
Após ajudar a Itália a conquistar o ouro no revezamento misto da patinação de velocidade em pista curta, a patinadora Arianna Fontana faturou nesta quinta-feira (12) a medalha de prata nos 500 metros femininos da modalidade e entrou para a história do esporte azzurro.
Quarta maior medalhista dos Jogos Olímpicos de Inverno, Fontana fez uma boa prova diante da torcida italiana, mas não conseguiu superar a favorita holandesa Xandra Velzeboer, que ficou com o ouro na final. A canadense Courtney Sarault pressionou a anfitriã, mas terminou com o bronze.
A medalha de Fontana foi importante para a campanha da Azzurra, que alcançou a marca de 17 pódios e se aproximou das 20 conquistas obtidas em 1994, em Lillehammer, ainda o recorde italiano em uma única edição do megaevento esportivo.
O resultado também ampliou a trajetória histórica da atleta de 35 anos, que agora soma 13 medalhas olímpicas na carreira: três ouros, cinco pratas e cinco bronzes. No cenário nacional, ela igualou o recorde do esgrimista Edoardo Mangiarotti, que também conquistou 13 medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região