Esportes

Norris ironiza queixas de Verstappen sobre mudanças e sugere aposentadoria

Britânico rebate críticas do rival às novas regras da F1 e minimiza insatisfação: 'Ganhamos muito para reclamar'

12/02/2026
Norris ironiza queixas de Verstappen sobre mudanças e sugere aposentadoria
Norris - Foto: Reprodução

A rivalidade entre Lando Norris, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull, segue acirrada na Fórmula 1. Após disputarem o título de 2025 até a última etapa, os pilotos já começaram a nova temporada em clima de tensão. Questionado sobre as reclamações de Verstappen acerca das recentes mudanças de regras e dos novos carros, Norris respondeu com ironia: "Se ele quiser se aposentar, ele pode se aposentar."

Durante os primeiros testes de pré-temporada no Bahrein, marcados por diversas modificações para tornar a categoria mais competitiva, o tetracampeão Verstappen não escondeu sua insatisfação. O holandês afirmou que "não é divertido pilotar seguindo regras tão complexas" e que "não combina muito com a Fórmula 1".

Verstappen, que terminou atrás de Norris na briga pelo título do ano passado, tem mencionado com frequência a possibilidade de se aposentar do automobilismo. Para Norris, essa poderia ser uma boa oportunidade para o rival.

"Então, se ele quiser se aposentar, pode. A Fórmula 1 está em constante mudança e, às vezes, é melhor pilotar, às vezes não é tão bom, mas ganhamos quantias absurdamente altas para pilotar, então não dá para reclamar", disparou Norris ao ser questionado sobre as declarações do adversário.

O britânico foi além nas provocações: "Qualquer piloto poderia ir fazer outra coisa. Ele ou qualquer outro piloto não é obrigado a estar aqui. Mas este é um desafio bom e divertido para engenheiros e pilotos", afirmou. "Continuo dirigindo, viajando pelo mundo e me divertindo muito, então não tenho do que reclamar. Acho que Max não vai entrar na pista despreocupado. Ele ainda vai tentar vencer, nunca desiste. Só não vai sorrir tanto quanto antes."

Deixando a polêmica de lado, Norris celebrou o desempenho nos primeiros testes para a temporada, que começa com o GP da Austrália, em 8 de março. "Foram muitas voltas, acho que o maior número de voltas que já dei em um dia, provavelmente em toda a minha carreira na Fórmula 1, então isso é bom. Não é uma pista muito curta, mas também não é uma pista muito longa", avaliou.

"Foi bom, um bom aprendizado: combustível alto, combustível baixo, tudo entre esses extremos. Também foi um dia em que a temperatura variou bastante, o que contribuiu muito para isso. O vento mudou incrivelmente e isso também foi um fator importante."