Esportes

Burgener e Augustinho alcançam melhores resultados sul-americanos no snowboard

Pat Burgener e Augustinho Teixeira registram marcas históricas para o Brasil no halfpipe

11/02/2026
Burgener e Augustinho alcançam melhores resultados sul-americanos no snowboard
Pat Burgener - Foto: Reprodução / Instagram

A nota divulgada anteriormente informava que os brasileiros eram os melhores sul-americanos dos Jogos de Inverno. A correção esclarece que tal feito ocorreu na categoria snowboard. Segue a versão revisada:

O Brasil ainda busca um lugar no pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, mas já celebra feitos expressivos. Nesta edição, Pat Burgener e Augustinho Teixeira se tornaram os melhores sul-americanos da história no snowboard masculino, conquistando o 14º e o 19º lugares, respectivamente, no snowboard halfpipe. Ambos superaram o 20º lugar do bobsled brasileiro em Pequim 2022 e o argentino Mariano López, que ficou em 21º no slalom gigante em Nagano 1998.

A dupla não avançou para as finais da modalidade, mas comemorou o resultado histórico alcançado nos Jogos Olímpicos de Inverno, onde o Brasil levou 14 atletas apostando em marcas inéditas até então.

“Foi incrível representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Quero agradecer a todas as pessoas do Brasil que torceram porque a energia foi demais, foi mais do que eu precisava. A melhor energia que eu senti na minha vida numa competição”, destacou Pat Burgener, que já projeta resultados ainda mais expressivos.

“Estou um pouco triste com o resultado. Queria fazer essa final, talvez chegar numa medalha. Mas foi difícil, o halfpipe foi de nível muito alto. Toda a minha família está aqui, eu queria dar isso para a minha família, para os meus fãs, para todas as pessoas do Brasil que torceram.”

Augustinho também celebrou sua estreia olímpica: “Adorei muito a minha primeira experiência olímpica. Sou grato por toda a galera que acreditou em mim, me deu suporte até agora. Sou grato e feliz que consegui me divertir. Gostei bastante de me superar. A primeira descida que eu consegui fazer foi a melhor descida, melhores manobras que eu já fiz numa descida em competição. E muito feliz de poder estar na posição de segunda descida.”

Ele ainda agradeceu à torcida brasileira: “É uma honra total representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e dá vontade de fazer melhor, de melhorar, de trabalhar mais para poder trazer o melhor resultado nas Olimpíadas que vêm. Galera, muito obrigado por acreditar e torcer por mim. Espero que tenham desfrutado do show e da próxima vez vai ser melhor ainda.”