Esportes

CT do São Paulo em Cotia apresenta problemas estruturais e falta de manutenção

Campos esburacados, bancos improvisados e colmeia de abelhas evidenciam descuido no Centro de Formação de Atletas tricolor

11/02/2026
CT do São Paulo em Cotia apresenta problemas estruturais e falta de manutenção
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Centro de Formação de Atletas (CFA) do São Paulo, localizado em Cotia, na Região Metropolitana, foi alvo de críticas após a divulgação de imagens pelo portal ge nesta quarta-feira. O local, voltado para as categorias de base do clube, enfrenta sérios problemas de manutenção.

Nas fotos, é possível observar campos de treinamento com buracos e cogumelos crescendo na grama. Um dos bancos de reservas está escorado por um pedaço de madeira, enquanto uma colmeia de abelhas foi encontrada em uma das estruturas à beira do gramado. Além disso, placas de publicidade de patrocinadores aparecem rasgadas.

O São Paulo chegou a planejar a pré-temporada do time principal em Cotia, no início de janeiro. No entanto, sob comando do técnico Hernán Crespo, os atletas treinaram no local por apenas quatro dias antes de retornarem ao CT da Barra Funda, na capital paulista, onde as atividades normalmente ocorrem.

Segundo o clube, as imagens foram registradas durante um período de manutenção. O São Paulo informou que o campo utilizado pelos profissionais foi o último a ser reformado e justificou que os reparos não puderam ser feitos antes da pré-temporada devido ao calendário apertado de fim de ano, marcado por jogos de escolinhas e eventos de patrocinadores, além de partidas de confraternização que não puderam ocorrer no Morumbis por conta de shows.

Em meio a uma grave crise financeira, com dívida estimada em R$ 900 milhões, o CFA de Cotia tem sido fundamental para aliviar os cofres do clube. Em 2025, a diretoria realizou a venda de cinco atletas formados na base, arrecadando R$ 208,34 milhões. Neste ano, o São Paulo ficou com o vice-campeonato da Copinha, após ter sido campeão na edição anterior.

Além das dificuldades financeiras, o clube também enfrenta turbulências administrativas. Em janeiro, Júlio Casares renunciou à presidência após denúncias de um suposto esquema de desvio de verbas, resultando em investigação do Ministério Público e da Polícia Civil. As autoridades ainda apuram suspeitas de venda ilegal de camarotes e cobranças irregulares a concessionários.