Esportes
Manex Silva alcança o 48º lugar no esqui cross-country, recorde brasileiro em Jogos de Inverno
Brasileiro faz história ao conquistar a melhor posição do país na prova sprint livre em Milão-Cortina; Eduarda Ribera e Bruna Moura também representam o Brasil.
A delegação brasileira estreou oficialmente nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina distante do pódio, mas com um feito inédito a ser comemorado. Nesta terça-feira, Manex Silva conquistou o melhor resultado da história do Brasil na prova sprint livre do esqui cross-country. Em Tesero, o atleta completou o percurso em 3min25s48, alcançando a 48ª colocação.
O desempenho de Manex supera o antigo recorde brasileiro, que pertencia a Jaqueline Mourão, 66ª colocada nos Jogos de Vancouver 2010. O brasileiro chegou ainda perto do recorde sul-americano, do argentino Francisco Jerman, 44º em 1960.
“Eu estava sonhando com um resultado assim. É verdade que sou muito exigente, tenho expectativas altas, mas estou feliz porque acredito que fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e não poderia ter ido melhor do que isso”, celebrou Manex.
“Estou muito feliz em ter conquistado o melhor resultado da história do Brasil em provas individuais da modalidade. Acredito que ainda posso evoluir e, nos próximos anos, vou buscar melhorar esse resultado para me aproximar dos melhores”, completou.
Além de Manex, Eduarda Ribera e Bruna Moura também representaram o país no dia. Duda concluiu o percurso de 1,5km na 72ª posição, com o tempo de 4min17s05, alcançando 226.67 pontos FIS — a melhor pontuação do Brasil entre as mulheres em Jogos Olímpicos. Bruna Moura, com 254.53 pontos, ficou em 74º lugar, após 4min22s07 de prova.
“Me senti muito bem na prova, então estou muito feliz pela preparação dos últimos dias e com mais um bom resultado para mim. Agradeço o carinho de todos e à minha família que está aqui”, comemorou Duda.
A atleta destacou ainda sua evolução em sua segunda participação olímpica: “Estou muito feliz por estar mentalmente mais forte. Minha psicóloga e todos que estiveram ao meu lado fizeram a diferença para que eu me enxergasse melhor nesses Jogos Olímpicos.”
Após ficar fora de Pequim 2022 devido a um acidente de carro a caminho da competição, Bruna Moura também celebrou sua estreia olímpica: “Estou muito, muito feliz. Quando vi a linha de chegada depois da última descida, aquilo já significou tudo para mim. Sei que ainda tenho mais duas provas pela frente, mas esta já foi a prova da minha vida. Agora posso oficialmente dizer: atleta olímpica”, declarou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região