Esportes

Ex-goleiro Bruno pode voltar à prisão por descumprir liberdade condicional

Vara de Execuções Penais do Rio determina prazo de cinco dias para regularização; benefício pode ser revogado

06/02/2026
Ex-goleiro Bruno pode voltar à prisão por descumprir liberdade condicional
O ex-goleiro Bruno Fernandes - Foto: Reprodução / Instagram

O ex-goleiro Bruno Fernandes de Souza tem cinco dias para regularizar sua situação perante a Justiça e evitar um novo pedido de prisão. A decisão foi tomada pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro, após o ex-atleta não cumprir obrigações impostas durante o regime de liberdade condicional.

Condenado em 2013 pelo homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samudio, então sua companheira, Bruno foi sentenciado a 22 anos e um mês de reclusão pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).

Segundo o juiz Rafael Estrela Nóbrega, responsável pelo caso, Bruno deve comparecer ao Conselho Penitenciário e regularizar o benefício concedido. Caso contrário, um novo pedido de prisão poderá ser expedido.

A decisão ocorre após a VEP constatar que diversas intimações para comunicar o benefício não foram cumpridas. O número exato de tentativas de contato não foi informado pela Justiça.

Se Bruno regularizar sua situação dentro do prazo estabelecido, o período utilizado para isso não será contabilizado como cumprimento de pena, o que adiará a previsão de término, antes marcada para 8 de janeiro de 2031.

A execução da pena foi transferida para o Rio de Janeiro em 2021, acompanhando propostas de trabalho que o ex-goleiro recebeu durante o cumprimento da sentença. Em 2017, Bruno chegou a obter um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), mas dois meses depois a Corte determinou seu retorno à prisão.

Em 2019, Bruno progrediu para o regime semiaberto e voltou a atuar profissionalmente pelo Boa Esporte, na Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2023, avançou para a liberdade condicional, deixando de dormir na penitenciária.

Nos últimos anos, Bruno passou por clubes como Poços de Caldas (MG), Rio Branco (AC), Atlético Carioca (RJ), Búzios (RJ), Orion (SP), União do Bom Destino (ES) e Capixaba (ES). No fim de janeiro, foi demitido do Capixaba após alegar atrasos salariais, o que foi negado pela diretoria.

Nesta semana, o ex-goleiro esteve no Maracanã como torcedor, acompanhando a partida entre Flamengo e Internacional pelo Campeonato Brasileiro, e registrou o momento em seu perfil no Instagram.