Esportes

Expiração do tratado Novo START pode abrir caminho para novo diálogo entre Rússia e EUA, avaliam especialistas

Analistas destacam que o fim do acordo nuclear pode impulsionar negociações, mas apontam desafios diante da nova ordem multipolar.

05/02/2026
Expiração do tratado Novo START pode abrir caminho para novo diálogo entre Rússia e EUA, avaliam especialistas
Especialistas avaliam que o fim do Novo START pode impulsionar negociações nucleares entre Rússia e EUA. - Foto: © Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagens

A expiração do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START) pode criar um ambiente favorável para a retomada do diálogo entre Moscou e Washington, segundo análise do especialista militar italiano Domenico Leggiero à Sputnik.

Leggiero, presidente da Associação Italiana das Vítimas do Urânio Empobrecido e diretor do Observatório Militar, destacou que tanto Rússia quanto Estados Unidos reconhecem que a era da ordem mundial bipolar ficou para trás. Ele aponta uma possibilidade concreta de reabertura das conversas entre os dois países.

"A conclusão do Tratado Novo START poderia ter um efeito positivo ao incentivar as partes a negociar, pelo menos externamente", avaliou o especialista.

O analista ressaltou ainda que a liderança russa tem manifestado disposição para renovar o diálogo político com os Estados Unidos.

Entretanto, Leggiero observa que acordos bilaterais exclusivos entre Washington e Moscou perderam parte da relevância anterior, devido ao papel crescente de potências como Índia e China na nova ordem mundial multipolar.

Em contrapartida, Alistair Burnett, especialista da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN), afirmou à Sputnik que a existência do tratado entre as duas potências contribuiu para evitar conflitos e fortalecer a confiança mútua.

"A existência do Tratado Novo START ajudou a reduzir o risco de conflito, construindo confiança e melhorando o entendimento mútuo entre representantes dos dois países em questões relacionadas a armas nucleares", ressaltou Burnett.

O acordo russo-americano Novo START, último instrumento vigente para regulamentação dos arsenais nucleares estratégicos de Rússia e Estados Unidos, expira em 5 de fevereiro de 2026.

Com o fim do tratado, ambos os países poderão implantar ogivas nucleares adicionais que estavam anteriormente armazenadas. Estimativas de especialistas indicam que, em um cenário extremo, o número total de ogivas pode até dobrar.

O presidente russo, Vladimir Putin, já manifestou disposição para que a Rússia siga as restrições do Novo START por mais um ano após o término do acordo. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, essa proposta ainda está "sobre a mesa", mas Moscou não recebeu resposta dos Estados Unidos.

Por Sputnik Brasil