Esportes

Justin Rose estabelece recorde de pontuação e se torna o primeiro vencedor de ponta a ponta em Torrey Pines desde 1955.

DOUG FERGUSON, repórter de golfe da AP 01/02/2026
Justin Rose estabelece recorde de pontuação e se torna o primeiro vencedor de ponta a ponta em Torrey Pines desde 1955.
Justin Rose, da Inglaterra, acena para o público no 15º buraco do Campo Sul de Torrey Pines durante a rodada final do torneio de golfe Farmers Insurance Open, no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em San Diego - Foto: AP/Denis Poroy

SAN DIEGO (AP) — Justin Rose tornou-se o primeiro vencedor de ponta a ponta em Torrey Pines em 71 anos, começando com uma vantagem de seis tacadas e não permitindo que ninguém se aproximasse dele no domingo, fechando com 70 tacadas (2 abaixo do par) para vencer o Farmers Insurance Open.

Rose começou com uma volta de 62 no campo Norte de Torrey Pines e manteve o ritmo durante toda a semana, jogando ainda melhor no campo Sul, que já sediou dois US Opens. Ele terminou quebrando o recorde do torneio de 72 buracos com 23 abaixo do par (265), uma tacada a menos que Tiger Woods em 1999. George Burns também fez 266 em 1987.

"Desculpe, T-dub, se você estiver assistindo", disse Rose.

Esse era o seu único desafio real, metas menores para mantê-lo motivado — ele queria aumentar sua vantagem a cada dia e estava ciente do recorde do torneio. Ele conseguiu ambos.

Tommy Bolt, em 1955, é o único outro jogador a liderar do início ao fim sem empates em Torrey Pines

Justin Rose, da Inglaterra, joga de dentro de um bunker no buraco 14 do Campo Sul do Torrey Pines durante a rodada final do torneio de golfe Farmers Insurance Open, no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em San Diego. (Foto AP/Denis Poroy)

O inglês de 45 anos disse que não se acomodaria, e isso ficou evidente quando Rose fez 33 tacadas na primeira metade do campo, acertando um putt de birdie de 10,5 metros no par 5 do nono buraco, o que transformou a segunda metade do campo — na verdade, o dia todo — em algo que parecia um passeio tranquilo em um campo público à beira do Oceano Pacífico.

O torneio teve uma das melhores semanas em termos de clima, mesmo para os padrões de San Diego. A única coisa que faltou foi drama, o que não incomodou Rose.

Foi pouco mais que uma disputa pelo segundo lugar, que terminou empatado. Si Woo Kim (69), Ryo Hisatsune (69) e Pierceson Coody (66) dividiram o segundo lugar, um prêmio de consolação no valor de US$ 726.400. Para Coody, isso também deve garantir sua participação em dois torneios signature de US$ 20 milhões cada, para encerrar a West Coast Swing

Justin Rose, da Inglaterra, comemora no 18º buraco após vencer o torneio de golfe Farmers Insurance Open no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Torrey Pines, San Diego. (Foto AP/Denis Poroy)

Brooks Koepka encerrou seu retorno ao PGA Tour após sua saída do LIV Golf com aplausos já conhecidos no nono buraco, quando embocou um putt para birdie, fechando o dia com 70 tacadas. Havia cerca de 300 pessoas ao redor do green, a maioria gritando: "Bem-vindo de volta, Brooks!"

Ele seguiu para Phoenix no domingo para o evento mais barulhento do golfe. "Eu adoro o caos", disse Koepka.

Rose, que também venceu em Torrey Pines em 2019, agora soma 13 títulos na carreira no PGA Tour. Ele subiu para o 4º lugar no ranking mundial, sua melhor posição em mais de seis anos. Mesmo com todas as suas conquistas, desde um US Open a uma medalha de ouro olímpica e sete participações na Ryder Cup, ele não parou de se dedicar para se manter entre a elite do golfe.

“Ainda acredito que há coisas boas pela frente”, disse Rose

Justin Rose, da Inglaterra, dá uma tacada de aproximação para o quarto buraco do Campo Sul em Torrey Pines durante a rodada final do torneio de golfe Farmers Insurance Open, no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em San Diego. (Foto AP/Denis Poroy)

Ele achava que seu desempenho em Torrey Pines em 2019 estava entre os melhores, e este foi ainda melhor. Talvez tenha sido mais significativo também. Seu caddie de longa data, Mark Fulcher, foi hospitalizado com problemas cardíacos em 2019.

“Agora ele tem um para si”, disse Rose.

Justin Rose, da Inglaterra, comemora no 18º buraco após vencer o torneio de golfe Farmers Insurance Open no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Torrey Pines, San Diego. (Foto AP/Denis Poroy)