Esportes

Djokovic mantém foco no 25º Grand Slam e brinca com Alcaraz: 'Nos veremos nos próximos 10 anos'

Sérvio valoriza desempenho na Austrália, elogia rivais e garante que seguirá em busca de novos títulos nos grandes torneios.

01/02/2026
Djokovic mantém foco no 25º Grand Slam e brinca com Alcaraz: 'Nos veremos nos próximos 10 anos'
Novak Djokovic - Foto: Reprodução / Instagram

Recordista de títulos no Australian Open, com 10 conquistas, e maior vencedor de torneios de Grand Slam na história ao lado da australiana Margaret Court — ambos com 24 troféus —, Novak Djokovic demonstrou serenidade após a derrota para Carlos Alcaraz na final deste domingo. O sérvio, de 38 anos, destacou o bom desempenho em Melbourne e afirmou que seguirá perseguindo o inédito 25º título de Slam.

"Sempre acredito que posso. Caso contrário, eu não estaria competindo", afirmou Djokovic, ao ser questionado sobre a possibilidade de conquistar mais um major. Ele ressaltou a superação diante de Jannik Sinner na semifinal e a luta contra Alcaraz em uma partida equilibrada. "Foi ótimo vencer o Jannik em cinco sets e lutar bravamente contra o Carlos em quatro sets apertados. Fiquei decepcionado com meu rendimento no segundo e terceiro sets, depois de um início excelente. Estava me sentindo ótimo, mas as coisas mudaram", lamentou em coletiva.

Apesar do vice-campeonato, Djokovic, atual número 4 do ranking da ATP — e que ultrapassará Alexander Zverev, assumindo o terceiro lugar na próxima atualização —, demonstrou orgulho pelo desempenho nas duas semanas de torneio.

"É o que é. Isso faz parte do esporte, mas ao avaliar o que aconteceu nas últimas semanas, chegar à final e ficar a poucos sets do título é uma conquista incrível para mim. Claro que, após a derrota, fica um gosto amargo, mas ainda assim preciso me contentar com este resultado", avaliou.

Sem vencer um Grand Slam desde o US Open de 2023, Djokovic explicou que tem buscado aliviar a pressão dos grandes torneios. "Reduzi minhas expectativas nos últimos dois anos, o que me ajuda a me livrar de parte do estresse extra. Também é positivo não ser sempre o grande favorito, pois isso traz motivação extra, especialmente nas últimas rodadas", comentou.

Após a partida, Djokovic manteve o bom humor ao discursar para o público australiano, agradeceu o apoio da torcida, brincou com Rafael Nadal — "é estranho vê-lo aí (na arquibancada) e não na quadra" — e elogiou Alcaraz.

"O que você está fazendo é histórico e desejo tudo de melhor para sua carreira", afirmou ao espanhol, destacando a longevidade no esporte. "Você ainda é muito jovem e tem um longo caminho pela frente. Tenho certeza de que nos veremos muitas vezes nos próximos 10 anos", concluiu, em tom descontraído.