Esportes

CBF limita preço de ingresso para torcidas visitantes no Brasileiro

Entidade determina que valor não pode ultrapassar o dobro do ingresso mais barato do mandante

28/01/2026
CBF limita preço de ingresso para torcidas visitantes no Brasileiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Campeonato Brasileiro inicia nesta quarta-feira, 28, com oito partidas programadas. Entre as novidades da edição 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças referentes ao preço dos ingressos destinados às torcidas visitantes.

Segundo o Manual de Competições da CBF, o valor cobrado ao torcedor visitante não poderá exceder o dobro do ingresso mais barato vendido ao torcedor mandante, desconsiderando a meia-entrada.

A medida visa evitar cobranças abusivas para visitantes nos estádios durante o Brasileiro.

"Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no RGC, o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio, o que causava diferenças na interpretação do conceito de setor equivalente, permitindo, assim, uma cobrança exorbitante ao setor visitante", explica o Manual de Competições da entidade.

Além disso, os clubes visitantes poderão adquirir antecipadamente até 50% da carga de ingressos destinada ao seu público. "A medida busca permitir que cada clube estimule e incremente políticas no programa de sócio torcedor, pois passam a poder assegurar a presença desses torcedores também fora de seu Estado de origem. No entanto, resta proibida a comercialização destes ingressos pelo visitante em valor superior ao adquirido junto ao mandante", detalha a CBF.

A entidade também reforçou o compromisso de proporcionar melhores experiências aos torcedores visitantes, especialmente em relação à visibilidade nos estádios.

"Proporcionar um melhor espetáculo ao torcedor visitante, assegurando que a torcida do clube tenha o direito a ocupar um setor do estádio que garanta condições adequadas de visibilidade do campo de jogo, sendo vedada qualquer obstrução excessiva ou desproporcional", destaca a CBF.

"A instalação de estruturas permanentes ou temporárias no setor destinado à torcida visitante não poderá comprometer, de forma relevante, a visibilidade do espetáculo esportivo", conclui a entidade.