Esportes
Santos busca 'virada de chave' no Brasileiro e mira Chapecoense por recuperação na temporada
Equipe santista aposta em novo início diante da Chapecoense para superar instabilidade e retomar confiança no ano
O Santos encara a estreia no Campeonato Brasileiro como uma oportunidade de recomeço. Nesta quarta-feira, às 20h, o time visita a Chapecoense, na Arena Condá, em busca de um resultado que marque uma virada de chave neste início de temporada.
Após uma campanha instável no Paulistão — com seis pontos em cinco jogos e ocupando apenas a 11ª colocação —, o Santos trabalha para construir uma trajetória diferente no Nacional. Pressionado pelos resultados, o técnico Juan Pablo Vojvoda foca em duas frentes para reverter o cenário: aprimorar o entrosamento do elenco e fortalecer o aspecto mental dos jogadores.
"Estou trabalhando com o elenco, mas também com a cabeça forte. Sou uma pessoa crítica internamente. Ano passado encerramos um momento difícil e o torcedor nos ajudou a alcançar o objetivo (evitar o rebaixamento). Temos 25 dias de trabalho (neste ano) e estamos construindo uma identidade", afirmou Vojvoda após o empate com o Red Bull Bragantino.
Para o confronto em Chapecó, Vojvoda prioriza o foco total no Brasileiro e conta com a força do elenco. Gabigol, o zagueiro Adônis Frias e o lateral-direito Mayke não viajaram, sendo preservados para o clássico com o São Paulo no fim de semana.
"A pressão sempre vai existir e estamos fortes mentalmente", analisou o treinador, que comandou um treino tático nesta terça-feira visando a partida. A principal novidade é o retorno de Barreal, recuperado de um trauma no quadril, que deve ser titular.
Além dos ajustes táticos e de posicionamento, o técnico argentino também trabalhou jogadas de bola parada, buscando surpreender a Chapecoense na Arena Condá.
Nesta terça-feira, Neymar realizou seu primeiro contato com bola desde a cirurgia no joelho esquerdo, realizada em 22 de dezembro. A comissão técnica ainda não definiu prazo para retorno, mas espera-se que o atacante volte aos gramados na primeira metade de fevereiro.
Pelo lado da Chapecoense, a meta é aproveitar o mando de campo para iniciar o Brasileirão em alta, marcando o retorno à elite após quatro anos na Série B.
O técnico Gilmar Dal Pozzo deve apostar em uma postura ofensiva e utilizar um esquema com três zagueiros para explorar as jogadas pelas alas.
FICHA TÉCNICA:
CHAPECOENSE X SANTOS
CHAPECOENSE - Rafael Santos; Victor Caetano, Eduardo Doma e João Paulo; Marcos Vinícius, Camilo, Rafael Carvalheira, Jean Carlos e Walter Clar; Marcinho e Italo Vargas. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
SANTOS - Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rollheiser, Barreal e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ÁRBITRO - Savio Pereira Sampaio (DF).
HORÁRIO - 20h.
LOCAL - Arena Condá, em Chapecó (SC).
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região