Esportes

Morre Tato, ídolo do Fluminense e campeão brasileiro em 1984

Ex-ponta-esquerda fez história no clube carioca, conquistando títulos estaduais e nacionais na década de 80

27/01/2026
Morre Tato, ídolo do Fluminense e campeão brasileiro em 1984
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Tato, ídolo do Fluminense e peça-chave nas conquistas do clube nos anos 1980, faleceu nesta terça-feira, aos 64 anos. A causa da morte não foi divulgada. O ex-jogador brilhou especialmente na ponta-esquerda, integrando uma equipe histórica ao lado de Washington, Assis, Romerito, Ricardo Gomes e Branco.

O Fluminense lamentou a perda em nota oficial publicada nas redes sociais, prestando solidariedade aos familiares, amigos e torcedores. "É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte do ídolo Tato, campeão brasileiro em 1984 e tricampeão carioca em 1983, 1984 e 1985. Toda a nossa força e solidariedade aos amigos, familiares e a todos os torcedores e admiradores do nosso ídolo", registrou o clube.

Durante sua trajetória no Fluminense, Tato chegou a ser convocado para a seleção brasileira e formou uma forte parceria pelo lado esquerdo com o lateral Branco. A diretoria do clube destacou sua identificação rápida com a equipe: "Carlos Alberto Araújo Prestes chegou ao Fluminense em 1983, aos 22 anos, e rapidamente identificou-se com as três cores".

Além do tricampeonato carioca e do título nacional, Tato também conquistou o Torneio de Seul, o Torneio de Paris e a Copa Kirin. Ao longo de sua passagem pelo clube, disputou 236 jogos e marcou 17 gols.