Esportes

Conmebol avalia retorno de clubes dos EUA e México à Libertadores

Presidente da entidade diz ver com bons olhos proposta de reintegração de times norte-americanos à principal competição sul-americana.

26/01/2026
Conmebol avalia retorno de clubes dos EUA e México à Libertadores
- Foto: Depositphotos

A Copa Libertadores da América pode voltar a receber clubes dos Estados Unidos e do México após mais de uma década de ausência. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que analisará com atenção a sugestão feita por Jorge Más, empresário e coproprietário do Inter Miami, equipe de Messi e Suárez, que recentemente defendeu a participação norte-americana no torneio.

Desde 2016, times da América do Norte não disputam a Libertadores, mas deixaram sua marca na competição. Destacam-se os vice-campeonatos do Cruz Azul (2001, contra o Boca Juniors), Chivas Guadalajara (2010, diante do Internacional) e Tigres (2015, frente ao River Plate).

O Brasil tem dominado a competição nos últimos anos, conquistando os sete títulos mais recentes com Flamengo (três vezes), Palmeiras (duas), Fluminense e Botafogo. Para muitos, a presença de clubes mexicanos e norte-americanos poderia valorizar ainda mais o torneio continental. No entanto, Domínguez faz uma ressalva importante.

"É uma questão que eles têm que tratar internamente na Concacaf. Já aconteceu no passado, mas somos muito respeitosos com as demais confederações. Ainda assim, é uma honra que equipes de outra confederação vejam a Libertadores como referência internacional e mundial", declarou Domínguez ao portal Ge neste domingo.

O dirigente paraguaio também esclareceu que não há impedimento da Conmebol para o retorno dos clubes. "A porta ficou aberta, lembrem que eles estiveram conosco até o ano de 2017 (na verdade, até 2016), mas, se quiserem voltar, precisam fazê-lo por meio da Concacaf", completou, ressaltando o respeito à entidade vizinha.

Foto: https://depositphotos.com/