Esportes

O que o Flamengo precisa fazer para escapar do quadrangular do rebaixamento no Carioca

Rubro-negro depende de vitória e combinação de resultados para evitar disputa contra o rebaixamento estadual

26/01/2026
O que o Flamengo precisa fazer para escapar do quadrangular do rebaixamento no Carioca
O que o Flamengo precisa fazer para escapar do quadrangular do rebaixamento no Carioca - Foto: Foto: Gilvan de Souza / CRF

O Flamengo vive uma situação delicada no Campeonato Carioca após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no último domingo (25), no Maracanã. O time ocupa a quinta e penúltima posição do Grupo B, somando apenas quatro pontos em cinco jogos, com uma vitória, um empate e três derrotas.

Inicialmente, o Flamengo disputou o estadual com a equipe sub-20, mas, diante dos resultados negativos, passou a escalar os principais jogadores nos clássicos diante de Vasco e Fluminense.

Pelo regulamento, os dois últimos colocados de cada grupo vão para o quadrangular do rebaixamento, disputado em pontos corridos, com giro e retorno. Cada equipe faz seis jogos nessa fase. A lanterna do quadrangular é rebaixada automaticamente, enquanto o penúltimo colocado disputa a repescagem contra o vice-campeão da Série A2.

O Flamengo tem apenas mais uma partida nesta primeira fase: enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ no dia 7 de fevereiro, sábado, no Maracanã. A vitória é fundamental para o rubro-negro manter as chances de escapar do quadrangular.

Além de vencer, o Flamengo precisa torcer contra os adversários do Grupo B: Madureira, Boavista, Nova Iguaçu e Maricá.

O Madureira, segundo colocado com seis pontos, ainda enfrenta Portuguesa-RJ, Vasco e Volta Redonda. Se somar dois pontos nesses três jogos, não será possível mais ser realizado pelo Flamengo.

O Boavista, terceiro colocado também com seis pontos, tem dois jogos restantes, contra Sampaio Corrêa-RJ e Bangu. Dois pontos garantem o Boavista à frente do Flamengo.

O Nova Iguaçu, quarto colocado com quatro pontos, ainda joga três vezes: contra Volta Redonda, Bangu e Portuguesa-RJ. O Flamengo precisa torcer para que o Nova Iguaçu não seja mais de três pontos nestes confrontos.

O Maricá, lanterna do grupo com três pontos, ainda tem três partidas pela frente: Sampaio Corrêa-RJ, Volta Redonda e Fluminense. Se conquistar cinco pontos, também ultrapassa o Flamengo.

Para evitar o quadrangular, o tempo comandado por Filipe Luís precisa vencer o Sampaio Corrêa-RJ e torcer para que, no máximo, duas das complicações complicadas aos adversários aconteçam.

Antes da “decisão” no Carioca, o Flamengo ainda enfrentou o São Paulo (pelo Campeonato Brasileiro), o Corinthians (pela Supercopa do Brasil) e o Internacional (pelo Brasileirão).