Esportes

Presidente da CBF projeta Copa do Mundo Feminina no Brasil: 'Divisor de Águas'

Samir Xaud destaca potencial transformador do torneio e pede maior investimento dos clubes no futebol feminino

25/01/2026
Presidente da CBF projeta Copa do Mundo Feminina no Brasil: 'Divisor de Águas'
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul, com o Brasil como país-sede em 2027. A logomarca oficial do torneio foi lançada neste domingo, no Rio de Janeiro, marcando o início de uma nova etapa para a modalidade no País.

O presidente da CBF, Samir Xaud, ressaltou o impacto que a competição pode ter no desenvolvimento do futebol feminino brasileiro. "Em primeiro lugar, peço aos clubes que acreditem no futebol feminino. Esta nova gestão traz uma visão diferente de investimento e valorização, reconhecendo tudo o que as atletas vêm conquistando ao longo dos anos", afirmou o dirigente.

"Elas começaram lá atrás, sem apoio, sem investimento. Agora, vivemos um momento ímpar, um divisor de águas com esse grande evento que será realizado no Brasil. O recado que posso dar é: invistam e apoiem o futebol feminino", completou Xaud, que assumiu a presidência da CBF em maio, sucedendo Ednaldo Rodrigues.

A Copa do Mundo Feminina está marcada para acontecer entre junho e julho de 2027. O técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, avaliou que a equipe está evoluindo na preparação para o torneio. "Um ano e meio no futebol é muita coisa. Temos jogadoras jovens e outras que retornaram à seleção. O Brasil está na etapa certa. Se a Copa fosse hoje, jogaríamos hoje. Estou confiante. Temos tempo para nos preparar e vamos aproveitá-lo da melhor maneira", declarou Elias.

O lançamento da logomarca também contou com a presença de Jill Ellis, diretora da Fifa e bicampeã mundial como treinadora. Ellis acredita que a seleção anfitriã chega forte para a disputa. "Conheço a pressão. Acho que o Brasil fez um excelente trabalho ao unir jogadoras jovens e experientes. Será um time difícil de ser batido e, com o apoio da torcida em casa, quem sabe pode alcançar o sucesso", avaliou.