Esportes
'Varzenal': documentário narra trajetória de campeonato de várzea inspirado no Arsenal
Série documental mostra a paixão de times amadores de São Paulo pelo clube inglês e a jornada até a final em Londres.
Um campeonato de futebol de várzea reúne times cujos jogadores compartilham uma paixão incomum: o Arsenal, tradicional clube da Premier League. E, sim, esse torneio existe.
Oito equipes amadoras de São Paulo participaram da Copa OMO Varzenal, uma competição criada pela marca de lava-roupas OMO em parceria com a produtora KondZilla. Todas as equipes levam o nome do Arsenal e se inspiram no clube inglês, disputando entre si uma vaga na grande final, realizada em Londres.
Idealizado pela agência Omnicom Creative, o projeto teve como protagonista a sujeira dos campos de terra, símbolo da resiliência do futebol de várzea. Os finalistas foram levados para jogar no Emirates Stadium, casa do Arsenal. O resultado desse percurso é o documentário lançado hoje (21) no canal do Youtube da KondZilla, maior canal da América Latina, composto por cinco episódios que retratam a jornada dos times desde Santo André (SP) até a capital inglesa.
“A sujeira e a resiliência são parte da cultura do futebol de várzea, assim como são herança de OMO. O futebol de várzea vai muito além do jogo, é um reflexo de resiliência, paixão, esforço coletivo e superação, é um movimento enraizado em identidade e pertencimento. Decidimos nos conectar com esse universo e levar a essência do 'Se Sujar Faz Bem' para fora da lavanderia, num espaço que traduz a nossa mensagem. Essa iniciativa mostra que a sujeira faz parte do jogo, e também das histórias e legados que construímos juntos. Assim, a Copa OMO Varzenal é uma homenagem à força que o esporte inspira nas pessoas, uma celebração da sujeira com orgulho, da paixão como força motora e da cultura popular como potência transformadora, que enaltece a nossa mensagem 'Se Sujar É Glória'”, afirma Giovanna Gomes, CMO de Home Care Latam na Unilever.
Com cinco episódios, o documentário traz uma narrativa emocionante e relatos pessoais dos atletas, acompanhando desde a seleção dos times, os confrontos eliminatórios em Santo André, a revelação dos finalistas e, por fim, a chegada dos jogadores à Inglaterra, com toda a preparação e a disputa da final em um dos estádios mais icônicos do mundo.
“A várzea é o coração da comunidade, é uma expressão cultural que vai além do jogo. O futebol amador faz parte da rotina das famílias e da cultura brasileira. E este campeonato tem o poder de dar visibilidade a essa paixão, transformando-a em um movimento global. Então poder criar uma série documental que enaltece a quebrada, os sonhos dos jogadores e de suas famílias e o futebol de várzea foi muito emocionante, e faz total sentido para a KondZilla este tipo de projeto, pois a quebrada, o futebol e o funk estão completamente conectados. E toda a parceria com OMO nos trouxe muita liberdade para contribuirmos com a nossa expertise e criatividade, trazendo como resultado esse doc que estamos muito orgulhosos”, destaca Konrad Dantas, CEO e fundador da KondZilla.
Os episódios estão disponíveis no canal do Youtube da KondZilla, com lançamentos previstos para os dias 21, 23, 25, 27 e 29 de janeiro.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região