Esportes
Os candidatos do Man United a treinador interino incluem Solskjaer e Carrick, diz a fonte da AP
MANCHESTER, Inglaterra (AP) — Manchester United a empresa abordou Ole Gunnar Solskjaer e Michael Carrick em sua busca por um técnico interino para assumir o comando até o final da temporada, confirmou uma pessoa com conhecimento da situação à Associated Press na terça-feira.
A pessoa falou sob condição de anonimato porque o processo de recrutamento não foi tornado público.
United cogita um substituto de curto prazo de Ruben Amorim, que foi demitido na segunda-feira, com vista a uma nomeação de longo prazo no verão.
As conversas estavam sendo realizadas com os ex-jogadores Solskjaer e Carrick. O técnico juvenil do United, Darren Fletcher, foi escalado como interino para o jogo de quarta-feira contra o Burnley e também pode se colocar na disputa se impressionar.
“Sinceramente, não é algo em que tenha pensado. Estou me concentrando em Burnley,” disse Fletcher em sua coletiva de imprensa antes do jogo.
Ele disse que as discussões sobre sua possível candidatura eram para depois do jogo.
“Tem havido tanta coisa acontecendo, foi tudo tão rápido, toda a minha concentração, esforços e pensamentos estão indo para Burnley", disse Fletcher.
Não se sabe se outros nomes estão sendo seriamente cogitados, mas ex-atacante e treinador Ruud van Nistelrooy, que era interino antes de Amorim assumir o comando em 2024, teria sido outra opção.
Solskjaer, que dirigiu o United entre 2018 e 2021 e é um ícone do clube depois de marcar o gol da vitória na final da Liga dos Campeões de 1999, tem o pedigree gerencial mais forte dessa lista. Ele levou o United ao segundo lugar na liga em 2021 e também foi finalista perdedor na Liga Europa na mesma temporada.
Solskjaer foi demitido pelo clube turco Besiktas em agosto.
Carrick estava na comissão técnica do United depois de se aposentar como jogador e foi brevemente interino quando Solskjaer foi demitido.O. Ele esteve no comando do Middlesbrough de segundo escalão de 2022 a 25, onde ganhou a reputação de um talento treinador em ascensão.
Solskjaer seria uma nomeação surpreendente — mesmo em uma base temporária — depois de deixar o clube há mais de quatro anos.
O norueguês assumiu inicialmente como interino quando José Mourinho foi demitido, mas inspirou um aumento tão grande na atmosfera que lhe foi dado o emprego em tempo integral. Ele chegou mais perto do que ninguém de entregar um primeiro título da Premier League desde a aposentadoria do grande clube Alex Ferguson, quando a equipe terminou em segundo há cinco anos, 12 pontos atrás do Manchester City.
Desde que deixou o United, Solskjaer falou abertamente sobre sua decepção depois de não conseguir contratar estrelas como Erling Haaland e Jude Bellingham, o que teria aumentado suas chances de obter sucesso.
Mourinho também levou o United ao segundo —, mas ficou 19 pontos atrás do campeão City em 2018.
Sob Ferguson, o United dominou a Premier League desde sua criação em 1992 — ganhando 13 títulos —, mas não é campeão desde sua última temporada em 2013.
Amorim foi demitido na segunda-feira, depois de apenas 14 meses no cargo e uma série de recordes indesejados, como a pior temporada do United na era da Premier League no último mandato.
Mas ele saiu com o United ainda em uma posição forte para garantir a classificação da Liga dos Campeões para a próxima temporada, com o clube acreditando que uma mudança aumentaria suas chances de subir na classificação.
“Todo mundo espera que o Manchester United esteja no topo e vencendo", disse Fletcher. "Esse é o padrão. É o que todos temos que tentar alcançar. Esse é um padrão estabelecido para todos no clube e eu simplesmente dou o meu melhor em qualquer função em que esteja para ajudar a fazer isso acontecer.”
O diretor esportivo Jason Wilcox está liderando a busca por uma nomeação interina e a próxima de longo prazo.
Ao esperar até o final da temporada para um substituto em tempo integral para Amorim, o United provavelmente teria mais opções quando possíveis candidatos estivessem sem contrato ou os clubes rivais estivessem mais abertos para liberar treinadores.
Nomes especulados até agora incluem Oliver Glasner, do Crystal Palace, Marco Silva, do Fulham, e Roberto De Zerbi, de Marselha.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências