Esportes

Bueiros voltam a causar paralisação e preocupam pilotos no 2º treino livre do GP de Las Vegas

Problemas recorrentes com tampas de bueiros soltas interrompem sessão e acendem alerta de segurança às vésperas da corrida

21/11/2025
Bueiros voltam a causar paralisação e preocupam pilotos no 2º treino livre do GP de Las Vegas
- Foto: Reprodução

O 2º treino livre para o GP de Las Vegas de Fórmula 1, realizado na madrugada desta sexta-feira, foi marcado por duas bandeiras vermelhas e voltou a expor um problema recorrente no circuito de rua norte-americano: as tampas de bueiros soltas.

A sessão foi interrompida pela primeira vez a 21 minutos do final, após uma tampa de bueiro solta na curva 17 colocar em risco a segurança dos pilotos. Com a pista interditada, os carros retornaram aos boxes e um clima de indefinição tomou conta até que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se manifestasse oficialmente.

Sem conseguir verificar o problema apenas pelas câmeras, os comissários decidiram retomar o treino. No entanto, a dois minutos do fim, a situação foi confirmada e a bandeira vermelha foi acionada novamente, encerrando a atividade.

Em novo comunicado, a FIA explicou: "Alguns funcionários da direção de prova permaneceram no local quando a sessão foi reiniciada e informaram que a tampa do bueiro estava se movendo enquanto os carros passavam por cima dela, o que fez com que a sessão fosse encerrada com a bandeira vermelha".

Agora, a organização corre contra o tempo para garantir que o problema não se repita no terceiro treino livre, previsto para as 21h30 desta sexta-feira. A expectativa é que reparos sejam realizados para assegurar condições ideais de pista aos pilotos.

Incidentes envolvendo tampas de bueiros têm sido frequentes no GP de Las Vegas. Em 2023, Carlos Sainz sofreu um acidente ao passar sobre uma delas na reta principal. No ano seguinte, a FIA reforçou as preocupações e adotou medidas extras de segurança.

Norris lidera 2º treino livre

Apesar das paralisações, Lando Norris, atual líder do campeonato, foi o mais rápido da sessão, registrando 1min33s602 com sua McLaren. Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou em segundo, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari.

Oscar Piastri, vice-líder do Mundial e também da McLaren, terminou apenas em 14º. Max Verstappen (Red Bull), terceiro no campeonato, foi o nono colocado. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fechou a tabela de tempos.