Esportes
Descobrem em Belize túmulo de 1.600 anos do 1º governador de uma cidade maia (FOTOS)

Arqueólogos desenterraram o túmulo de Te K'ab Chaak, o primeiro rei maia de Caracol, uma antiga cidade na atual Belize e fundador de sua dinastia real.
O túmulo do governante de Caracol data de cerca de 350 d.C., destaca-se que ele havia subido ao trono em 331.
Esta é a primeira vez que um túmulo real identificável foi encontrado em Caracol desde que os arqueólogos da Universidade de Houston, Diane Chase e Arlen Chase, começaram escavações lá há mais de 40 anos, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira (10).
Os restos esqueléticos encontrados no túmulo pertencem a um homem de cerca de 1,70 m de altura, que não tinha dentes, provavelmente devido à sua idade avançada. A dinastia que ele fundou durou mais de 460 anos.
Sua sepultura foi ricamente decorada com objetos funerários, missangas esculpidas de osso, três pares de adornos que eram colocados nas orelhas feitos de jadeíte, contas de jadeíte, conchas de moluscos spondylus do Pacífico e outros materiais orgânicos, escreve The History Blog.
Entre os bens funerários estavam 11 vasos de cerâmica, muitos deles policromados e todos eles finamente trabalhados. As vasilhas policromadas são pintadas com cores vivas nas partes laterais e tampas.
O artefato mais excepcional no túmulo é uma máscara de morte em mosaico jadeítico. Elas são extremamente raras nos sítios maias, sendo indicadores de que o falecido era alguém de grande importância.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira