Esportes
Estudo indica o que pode acontecer com a Terra se asteroide perigoso atingir a Lua em 2032
No fim de 2024, os astrônomos descobriram o asteroide 2024 YR4, com 60 metros de diâmetro, que foi inicialmente considerado uma ameaça potencial para a Terra, escreveu Live Science.
Os cálculos indicaram uma probabilidade de 3,1% de colisão com o nosso planeta em 22 de dezembro de 2032 – o maior risco para um objeto deste tamanho na história das observações. No entanto, as observações posteriores excluíram um impacto com a Terra, mas a probabilidade de atingir a Lua, pelo contrário, subiu para 4,3%. Se isso acontecer, as consequências podem ser dramáticas – e perigosas.
De acordo com um novo estudo publicado neste mês no servidor de pré-impressão arXiv, a colisão do 2024 YR4 com a Lua será comparável a uma poderosa explosão nuclear pela energia liberada.
O impacto lançará até 100 milhões de kg de detritos lunares para o espaço. Se a referida rocha espacial atingir o lado da Lua voltado para a Terra – que é aproximadamente uma chance de 50/50 – até 10% desses detritos poderiam ser puxados pela gravidade da Terra nos dias seguintes, apontam os cientistas, avança o portal.
Essa chuva intensa de meteoros representaria uma séria ameaça para as sondas orbitais. Pequenos detritos (1-10 mm) voando a velocidades de dezenas de quilômetros por segundo podem danificar satélites. O número de meteoritos no espaço próximo da Terra aumentaria 1.000 vezes.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias