Esportes
Descobrem na Rússia fóssil de 'barata gigante' de 40 milhões de anos presa em âmbar (FOTO,VÍDEO)
Na fábrica de âmbar da corporação estatal russa Rostec, na região de Kaliningrado, foi achado um âmbar de 35-40 milhões de anos, dentro do qual preservou-se uma barata antiga, de acordo com o serviço de imprensa da empresa.
É relatado que a peça de âmbar foi encontrada durante o processo de triagem manual e pesa apenas sete gramas. O inseto da ordem Blattodea ficou selado em um pedaço de âmbar de 41 mm de comprimento e 21 mm de largura.
Vale destacar que o inseto preso em resina antiga ficou situado perto da superfície, o que permite observar em detalhes as asas, patas e cabeça dele.

Milhões de anos atrás, devido ao clima quente e úmido e incêndios florestais, a resina das árvores antigas permaneceu em um estado líquido, tornando-se uma armadilha para todos os tipos de criaturas. Insetos caiam nele pelas correntes de vento, outros eram atraídos por sua superfície brilhante, e alguns ficavam presos por gotas que caíam inesperadamente.
Esta amostra única será um dos lotes centrais em um leilão de âmbar raro, que ocorrerá em 2 de agosto no âmbito do VIII Fórum Internacional de Âmbar.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"