Esportes
Dona da F-1 ganha aval da Comissão Europeia para assumir o controle da MotoGP

Proprietária da Fórmula 1, a Liberty Media recebeu o aval da Comissão Europeia para assumir o controle da MotoGP. Nesta segunda-feira, o grupo americano afirmou que a aprovação "incondicional" foi o último passo para concluir o acordo para comprar 84% da Dorna Sports, detentora dos direitos da MotoGP.
A estimativa é de que a Liberty Media desembolse cerca de 4 milhões de euros, cerca de R$ 25,4 bilhões, pela empresa que tem sede na Espanha.
"A MotoGP é um ativo esportivo premium altamente atraente com corridas incríveis, uma base de fãs apaixonada e um forte perfil de fluxo de caixa", disse o presidente e CEO da Liberty Media, Derek Chang, em comunicado. "Acreditamos que o esporte e a marca têm um potencial de crescimento significativo, que procuraremos realizar por meio do aprofundamento da conexão com a base principal de fãs e da expansão para um público global mais amplo."
A Liberty Media disse que o acordo, anunciado pela primeira vez em abril de 2024, poderia ser concluído até 3 de julho. O processo foi interrompido em dezembro, quando a Comissão Europeia abriu o que chamou de "investigação aprofundada" para avaliar se o acordo aumentaria o custo dos direitos de transmissão de eventos automobilísticos.
O executivo-chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta, continua no comando da MotoGP, mas a Liberty disse que Chase Carey e Sean Bratches, dois veteranos do processo de aquisição da F-1 pela Liberty em 2017, se juntarão a ele no conselho da Dorna. Eles fizeram parte de seus esforços para crescer e modernizar a F-1.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira