Esportes
Especialista dá dicas sobre como se constrói um campeão esportivo desde a infância; veja
É fundamental detectar as potencialidades das crianças a partir da relação entre o comprimento das pernas e dos braços com a estatura
Em um congresso esportivo, conversamos com Horacio Anselmi sobre sua paixão: a construção de campeões. Cada vez que ocorre um sucesso esportivo, as pessoas o celebram e reconhecem a importância dos campeões.
Veja: Kim Kardashian visita CT do Real Madrid e faz fotos com Vini Jr. e outros jogadores
Entenda: Paralimpíadas suspende proibição de tatuagem de anéis olímpicos
Um campeão é um "influenciador" para a sociedade. Não se alcançam conquistas esportivas sem um esforço pessoal. A vontade e a perseverança são indispensáveis. O atleta, além disso, aprende a cumprir as regras que desde muito jovem sua disciplina esportiva impõe. Também faz do cuidado com a saúde uma norma.
Como construímos um campeão? O primeiro passo é detectá-lo. Onde é mais fácil identificá-lo? Na escola, através de avaliações simples sobre o comprimento das pernas e dos braços em relação à estatura. Assim, as crianças com pernas longas estarão mais predispostas para o atletismo, natação ou taekwondo, enquanto as de pernas curtas terão melhores chances no judô, levantamento de peso ou em todas as disciplinas onde o centro de equilíbrio precisa estar o mais próximo possível do chão.
Os que têm braços longos serão excelentes para arremessar e golpear objetos, enquanto os de braços curtos terão vantagem em atividades que exigem muita força.
O próximo passo é conhecer suas preferências motoras. Além de identificar se a criança escreve com a mão esquerda ou direita (canhotos geralmente são mais coordenados por viverem em um mundo de destros), deve-se identificar qual é o olho dominante, aquele que utilizariam para olhar em um telescópio. Esse olho geralmente "vê" antes o que acontece. Além disso, há uma perna que se move primeiro quando a criança começa a se deslocar e um sentido de rotação preferencial ao girar.
Dessa forma, uma criança destra, com perna dominante direita e sentido de rotação preferencial no sentido anti-horário, pode se tornar um excelente arremessador; se tiver o olho dominante esquerdo, pode ser um potencial grande atleta de combate. Se as preferências estiverem todas misturadas, costumam ser excelentes em esportes coletivos.
A partir daí, selecionam-se os mais potentes. Como? Medindo a capacidade de salto. Os mais saltitantes, multiplicando o que saltam por seu peso corporal, serão os mais próximos do sucesso esportivo.
O passo seguinte será aproximá-los de um lugar onde um treinador possa ajudá-los a alcançar a melhor versão de si mesmos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento