Esportes

'React' da equipe de ginástica durante solo de Rebeca em Paris-2024 viraliza; entenda erro que deixou Jade e Júlia aflitas

Execução incompleta de salto custou a Rebeca uma nota menor do que no Mundial de 2023, mas não atrapalhou o ouro olímpico

Agência O Globo - GLOBO 21/08/2024
'React' da equipe de ginástica durante solo de Rebeca em Paris-2024 viraliza; entenda erro que deixou Jade e Júlia aflitas
Rebeca Andrade - Foto: Reprodução

O perfil dos Jogos Olímpicos publicou um vídeo com o "react" da equipe feminina de ginástica durante a apresentação de Rebeca Andrade na final do solo em Paris-2024. As reações, que variaram da preocupação à euforia, viralizaram nas redes sociais.

Principalmente as de Jade Barbosa. Mais expressiva do grupo, a ginasta permite ao público leigo entender, a cada movimento, quando Rebeca foi ou não bem-sucedida. Antes da explosão com a definição do ouro para a colega de equipe, ela vibrou com os acertos e apoiou junto à torcida.

Romance: Técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho engata namoro com Ana Paula Araújo

Fotos: Juntos no Inter Miami, Lionel Messi e Luis Suárez curtem folga em família na Flórida

Nas redes sociais, o público notou até mesmo sua cara de preocupação com um movimento que não saiu como o esperado. Pôs a mão no rosto e fechou os olhos com ar de tensão. Já Júlia Soares franziu os olhos.

Mas, afinal, qual foi o erro que poderia ter custado o ouro de Rebeca? Ele ocorreu durante a execução do Gogean, um salto grand jeté (com as pernas abertas em 180º) com uma volta e meia no ar. Quem o batizou foi a romena Gina Gogean, multicampeã mundial e dona de duas pratas e três bronzes olímpicos.

Em competições, a última vez que Rebeca conseguiu executá-lo bem foi no Mundial da Antuérpia, na Bélgica, no ano passado. Na ocasião, a brasileira conquistou a prata com uma nota 14.500. Em Paris, foi campeã olímpica com um 14.166. A diferença na pontuação passa principalmente pelo desconto sofrido no Gogean.

Mas por que, apesar da nota menor do que no Mundial, Rebeca terminou campeã em Paris mas não na Antuérpia. A diferença está em Simone Biles, que errou mais do que a brasileira. Nos Jogos deste ano, a americana pisou duas vezes fora da linha e recebeu um 14.133. Já sua apresentação na final do solo na Bélgica, em 2023, lhe rendeu um 14.633.