Esportes

Rafael Macedo leva punição polêmica no fim e perde o bronze para Ngayap Hambou

Judoca brasileiro levou o terceiro shidô por pegada na manga nos segundos finais de luta

Agência O Globo - EXTRA 31/07/2024
Rafael Macedo leva punição polêmica no fim e perde o bronze para Ngayap Hambou

O Brasil esteve muito perto de conquistar a terceira medalha olímpica no Judô em Paris. O judoca Rafael Macedo perdeu para o francês Maxime-Gael Nygayap Hambou, na categoria até 90 kg, na disputa da medalha de bronze, nesta quarta-feira, na Arena Campo de Marte.

Em sua segunda Olimpíada, o judoca mostrou um estilo agressivo e se impôs no tatame de Paris para chegar até a disputa da medalha de bronze contra o francês. Com as arquibancadas repletas de franceses, a torcida contra foi forte - o que já virou praxe na Arena do Campo de Marte.

Os dois receberam punições ao longo da disputa, deixando o confronto tenso. Macedo conseguiu se desvencilhar das poucas tentativas de golpes do francês. A disputa parecia ir para o tempo extra, mas o brasileiro tomou a terceira punição no confronto, uma pegada irregular na manga do francês.

— Agradeço a Deus por estar aqui, segunda vez que venho para uma Olimpíada. Um sonho. Foi um dia muito bom e poderia ter terminado com medalha. Acabou não acontecendo e faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e eu acredito que vai ser a correta — afirmou Macedo à TV Globo.

Ao longo da competição, Macedo não conseguiu passar pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili, nas quartas de final, com um golpe sofrido na reta final. Na repescagem, ele venceu o sul-coreano Jueyop Han, com um ippon de respeito.

Evolução de Tóquio

Em sua segunda participação olímpica, Macedo mostrou grande evolução. Em Tóquio, ele havia ficado em 33º, e em sétimo por equipes.

Aos 29 anos, Rafael foi um prodígio no judô. Aos 20 anos, ele foi campeão mundial júnior. Para alcançar o sonho olímpico, ele deixou São Paulo pata trás e se estabelceu na Sogipa, em Porto Alegre.

O judô faz parte da família de Macedo. O irmão, João Macedo, também é judoca e acompanha de perto seus passos – além de compartilharem a paixão pelo Corinthians. Além disso, ele é casado com a também judoca Manoella Macedo.