Esportes
Lutadores russos rejeitam convite para os Jogos de Paris sob bandeira neutra
Autoridades russas criticaram política do COI, que decidiu permitir que alguns atletas do país participassem sob bandeira neutra, desde que cumpram condições rigorosas
Os lutadores russos de wrestling que receberam permissão para participar dos Jogos Olímpicos de Paris rejeitaram o convite, informou a Federação Russa de Luta Livre neste sábado. Depois de inicialmente ter sido impedido de participar dos Jogos devido à ofensiva militar de Moscou na Ucrânia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu permitir que alguns atletas russos participassem sob uma bandeira neutra, desde que cumpram condições rigorosas.
Relembre: atleta russo é excluído de classificação olímpica por apoio à guerra na Ucrânia
Eleição na França: Rússia acompanha 'muito de perto' pleito legislativo francês, diz porta-voz do Kremlin
Mas a federação nacional disse, neste sábado, que dez lutadores que passaram nas verificações de elegibilidade boicotariam os Jogos em protesto contra o COI.
"Não aceitamos o princípio de seleção antidesportivo que orientou o Comitê Olímpico Internacional ao formar a lista de atletas elegíveis, cujo objetivo é minar o princípio de unidade da nossa equipe", disse a federação em um comunicado.
O comitê executivo da federação, treinadores e lutadores "chegaram à decisão unânime de se recusar a participar dos Jogos Olímpicos". Atletas russos que desejam competir em Paris devem demonstrar que não apoiam a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia e não têm ligações com as forças armadas do país.
Os aprovados terão que competir sob uma bandeira neutra e serão excluídos de quaisquer eventos de equipe e também da cerimônia de abertura. Autoridades russas criticaram repetidamente a política do COI.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela