Esportes
Em pior jogo com Dorival, Brasil empata com a Colômbia e enfrentará o Uruguai nas quartas de final da Copa América
Com o 1 a 1, seleção brasileira ficou com cinco pontos no Grupo D e se classificou na segunda colocação
Já era de conhecimento geral que a partida contra a Colômbia seria a mais difícil da fase de grupos da Copa América para a seleção brasileira. Ainda assim, o empate em 1 a 1 ficou marcado por ter sido a pior apresentação do Brasil desde a chegada de Dorival Júnior como treinador.
No aspecto individual, o único que teve bom desempenho no time canarinho foi Raphinha. De volta aos titulares depois de ser reserva contra o Paraguai, o camisa 11 marcou um golaço de falta e foi quem mais levou perigo à defesa colombiana. Acontece que na segunda etapa, mesmo bem, o atacante foi colocado por Dorival como um meia pela esquerda, e posteriormente como lateral-esquerdo. Tais mudanças diminuíram consideravelmente o ímpeto ofensivo do jogador.
As alterações, aliás, dão um bom indício do que foi a atuação de Dorival Júnior. Mesmo após ver que a estratégia traçada inicialmente não havia funcionado, o treinador não conseguiu encontrar nenhuma alternativa que fizesse a seleção brasileira assumir o controle da partida. A troca entre Andreas Pereira — que chegou a desempenhar função de centroavante — por Lucas Paquetá até surtiu efeito, já que o camisa 18 esteve em noite melhor que o meia do West Ham, mas foi pouco.
Além de ter insistido em um ineficaz esquema de 4-3-3, Dorival também demorou para substituir peças que acumularam erros, como João Gomes e Bruno Guimarães. Isso fez com que o meio campo ficasse enfraquecido, deixando o sistema defensivo exposto e o ofensivo sem criatividade.
Parada dura nas quartas
Com o resultado, o Brasil chegou aos cinco pontos e, com dois a menos que a Colômbia, que fez sete, se classificou na segunda colocação no grupo D. Nas quartas de final, a seleção brasileira enfrentará o Uruguai, que está 100% na Copa América. Em alta com Marcelo Bielsa, a Celeste venceu as três partidas que fez na competição.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela