Esportes
Da 'quase morte' ao retorno triunfal: Eriksen é a esperança da Dinamarca diante da favorita Alemanha na Eurocopa
Camisa 10 é a grande referência de uma equipe que sonha em fazer história
O dia era 12 de junho de 2021: data da estreia da Dinamarca na última Eurocopa, contra a Finlândia. O momento que tinha tudo para ser marcado pela emoção do primeiro jogo na competição e da expectativa por um início de campanha positivo, se tornou a segunda data de nascimento de Christian Eriksen.
Aos 42 minutos do primeiro tempo, o meio-campista caiu desacordado e deixou o mundo em choque. Foram 15 minutos de atendimento médico dentro do campo, com toda tensão possível em um momento tão delicado.
Veja mais: Filho de LeBron James, Bronny utilizará a camisa 9 do Los Angeles Lakers
Leia também: Após fase de grupos discreta, quem pode ser o craque da Eurocopa no mata-mata?
- Não sei se ele vai jogar futebol novamente. Francamente, ele morreu hoje, mesmo que por alguns minutos, mas ele morreu. Um profissional médico permitiria que ele morresse de novo? A resposta é não - disse, à época, Sanjay Sharma, médico que trabalhou com Eriksen no Tottenham.
Mas assim como é com a bola nos pés, Eriksen mostrou toda sua técnica, driblou a morte, e contrariando todo e qualquer diagnóstico, voltou a jogar futebol normalmente sete meses após o mal súbito, quando assinou com o Brentford, da Premier League, em janeiro de 2022. A mão estendida pelo técnico do time inglês Thomas Frank, compatriota de Eriksen, foi o voto de confiança que o meio-campista precisava para mostrar para o mundo que estava recuperado do drama que viveu. O jogador mostrou que tudo o que ele tinha passado não havia afetado em nada sua qualidade, e ajudou o Brentford a se manter na elite inglesa.
O alto nível de futebol mostrado abriu as portas do Manchester United, um dos maiores clubes do futebol mundial, onde o meio-campista atua até os dias de hoje, passados pouco mais de três anos do mal súbito em que foi acometido naquele Dinamarca x Finlândia.
Um clássico e muitos favoritos: o que esperar das oitavas de final da Eurocopa?
Justamente nesta Eurocopa que o meia tem a chance de coroar de vez a volta por cima após o drama pessoal. A Dinamarca não poderia ter começado a campanha de forma mais marcante se não com um gol de Eriksen. Foi o camisa 10 que marcou o primeiro gol da Dinamarca na Euro 2024, no empate contra a Eslovênia, na primeira rodada. Depois deste jogo, mais dois empates garantiram a classificação ao mata-mata.
Agora, a Dinamarca terá pela frente nada menos do que a Alemanha, dona da casa, e uma das grandes favoritas ao título, neste sábado, no Signal Iduna Park, em Dortmund, às 16h (horário de Brasília). A tarefa pode parecer complicada mas se tem alguém que sabe como superar adversidades é justamente Eriksen, principal referência técnica de uma equipe que sonha alto.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela